Terça, 19 de março de 2024 - 10:03:54
Semeadura do milho da segunda safra em Mato Grosso quase concluída, revela levantamento
Semeadura do milho da segunda safra em Mato Grosso
Concluída, revela levantamento

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que os trabalhos de semeadura do milho da segunda safra para o ciclo 2023/24 estão praticamente finalizados em Mato Grosso. Até o dia 15 de março, 99,45% da área prevista já estava coberta com sementes, representando um avanço significativo em comparação com o ciclo anterior.

Analisando os números, é possível observar que as regiões sudeste e nordeste do estado estão um pouco abaixo da média, com 98,67% e 98,74% da área semeada, respectivamente. No entanto, nas demais regiões, os trabalhos estão praticamente encerrados, com índices próximos ou até mesmo acima de 99%.

Comparando com a safra anterior, os dados revelam um avanço de 1,51 ponto percentual na atual temporada. Em 2023, nesta mesma época, apenas 97,94% do milho estava plantado. O Imea destaca que no ano passado, Mato Grosso alcançou 100% da área semeada somente em 7 de abril, ressaltando o adiantamento dos trabalhos para este ano.

Esses números demonstram um cenário otimista para os produtores, que estão conseguindo adiantar o cronograma de plantio e podem esperar uma colheita promissora, contribuindo para o fortalecimento da economia agrícola do estado.

Texto/Fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do Canal Rural