Foto: Reprodução
Segunda, 23 de maio de 2022 - 18:36:20
Sensibilização e educação são estratégias para melhorar o trânsito
MAIO AMARELO

Discutir, mobilizar, informar e reforçar que o trânsito é um assunto que deve ser pauta de todos. Este é o intuito do Maio Amarelo, ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Em Sorriso, a Guarda Municipal de Trânsito (GM) está promovendo ações de sensibilização a condutores e pedestres em parceria com escolas e Cemeis da rede municipal de educação.

A iniciativa aborda outro tema igualmente importante: os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, que também pode provocar outras doenças igualmente perigosas. Por meio desta ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a Prefeitura espera que, ao sensibilizar as crianças, o debate seja multiplicado entre as famílias.

O coordenador da GM, Márcio Pires, relata que as atividades de entrega de panfletos educativos já foi realizada com alunos do Cemeis Pingo de Amor e  da Escola Municipal Leonel Brizola. Na sexta-feira (20 de maio), quem participa da ação são os alunos da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt. A Ciretran também é parceria da iniciativa.

Números de 2022

Educar para um trânsito melhor é condição indispensável. Os números registrados em Sorriso nos últimos três meses apontam para um aumento de 25,2% dos acidentes no mês de abril. No quarto mês de 2022, foram registrados 169 acidentes, sendo que 92 deles causaram vítimas. E, destas, todas estavam em motocicletas.

Se compararmos abril de 22 com abril de 21, veremos um acréscimo de 22%, já que, no ano passado, abril respondeu por 138 ocorrências, 67 delas com vítimas.  Em março deste ano, ocorreram 135 acidentes, sendo que, pouco mais da metade (71), foram registrados somente danos materiais. Os números do mês “3” do ano foram 8% menores que o mês de fevereiro, que respondeu por 146 ocorrências, 86 delas somente com avarias nos veículos envolvidos. Já janeiro tem se mostrado o mais tranquilo destes primeiros meses do ano, com 112 registros, e, destes, 62 somente com danos materiais.

“É um trabalho constante, que envolve a manutenção da qualidade das vias, da sinalização, ações de fiscalização, entre outras iniciativas, sempre  focados na utópica meta de zerar o número de ocorrências, ou que, pelo menos, estas ocorrências resultem somente em danos materiais, sem que qualquer cidadão se machuque ou chegue a perder a vida por conta do trânsito”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Texto/Fonte: Assessoria