Foto: Sema-MT
Monday, 25 de August de 2025 - 08:13:55
Sensores vão medir poluição causada por queimadas e incêndios florestais
SEMA AMPLIA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR EM MAIS SEIS MUNICÍPIOS

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou a instalação de sensores de material particulado em seis novos municípios de Mato Grosso: Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis. A medida visa intensificar o monitoramento da qualidade do ar durante o período de estiagem e de emissões de queimadas e incêndios florestais.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, que já possuíam sensores, outros municípios, como São Félix do Araguaia, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte e Nova Mutum, receberão os equipamentos ainda este ano.

Os sensores, da marca Purple Air, monitoram as concentrações de partículas em suspensão em tempo real e calculam índices de qualidade do ar, podendo ser acessados pelo público no site map.purpleair.com. Futuramente, a Sema também disponibilizará boletins diários com dados de outros poluentes, como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e ozônio troposférico (O3).

O monitoramento é fundamental para subsidiar políticas públicas de saúde e meio ambiente, considerando que partículas menores que 10 e 2,5 micrômetros podem afetar o sistema respiratório e cardiovascular, aumentando riscos à saúde da população.

Texto/Fonte: Secom MT