Foto: Central Estadual de Transplantes | SES-MT
Wednesday, 27 de August de 2025 - 13:41:32
SES capacita profissionais de saúde para captação de órgãos em Sinop
CAPACITAÇÃO PARA SAÚDE

De terça a quinta-feira (26 a 28.8), a Central Estadual de Transplantes (CET-MT), da Secretaria de Estado de Saúde, promove um curso de formação e atualização da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em Sinop. O treinamento ocorre no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e reúne cerca de 50 profissionais de hospitais públicos e privados, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos de cidades como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.

O curso está dividido em três módulos — introdutório, básico e intermediário — e oferece certificação pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT), pré-requisito para que os profissionais possam realizar a captação de órgãos em seus municípios, segundo a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva.

O Hospital Regional de Sinop, referência em captação de órgãos em Mato Grosso, possui atualmente 18 profissionais capacitados. O diretor da unidade, Jean Carlos Alencar, destacou a importância da abordagem humanizada junto às famílias de potenciais doadores e ressaltou que, em 2024, quase 50% das captações do estado ocorreram na unidade, envolvendo fígado, rins, coração e córneas.

De janeiro a 25 de agosto de 2025, já foram captados 20 órgãos de sete doadores, incluindo cinco fígados, 14 rins e um coração, além de 232 transplantes de córneas realizados no estado.

Segundo a superintendente da ESP-MT, Sílvia Tomaz, a capacitação é essencial para preparar os profissionais para todas as etapas do processo de doação, desde a identificação de potenciais doadores até o acolhimento das famílias, garantindo a implementação da notificação compulsória de morte encefálica e a melhoria da qualidade dos serviços de transplante no estado.

Texto/Fonte: Secom MT