Foto: SES-MT
Wednesday, 29 de October de 2025 - 11:08:48
SES-MT registra 24 órgãos captados de janeiro a setembro de 2025
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS EM MATO GROSSO SALVA VIDAS EM TODO O PAÍS

A Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), captou 24 órgãos entre janeiro e setembro de 2025, possibilitando a realização de transplantes que salvaram vidas em diferentes regiões do Brasil. Foram 16 rins, sete fígados e um coração, obtidos em dez captações múltiplas realizadas em hospitais de Cuiabá, Nova Mutum, Várzea Grande e Sinop.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a importância de que cidadãos comuniquem aos familiares a vontade de ser doador de órgãos. “Esse é um gesto nobre, que pode salvar mais de uma vida”, afirmou.

Além disso, Mato Grosso captou 242 córneas no período, permitindo que todos os pacientes que aguardavam transplante de córnea fossem atendidos. Segundo Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador, todos os procedimentos de córnea ficaram dentro do Estado, zerando a fila de espera.

Os rins captados são inicialmente destinados a pacientes de Mato Grosso, registrados na lista única da CET, com transplantes realizados no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Caso não haja compatibilidade, os órgãos são oferecidos ao Sistema Nacional de Transplantes.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, destacou o trabalho de capacitação feito ao longo do ano, intensificado no Setembro Verde, voltado à conscientização sobre doação de órgãos. Os treinamentos incluíram diálogo sensível com familiares, gerenciamento do processo de doação e transplante, determinação de morte encefálica e identificação de potenciais doadores.

Texto/Fonte: Secom MT