A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está promovendo a capacitação de cerca de 400 servidores das forças de segurança de Mato Grosso, com foco no fortalecimento de competências como inteligência emocional, resiliência e comunicação assertiva. A iniciativa faz parte do plano de Valorização Profissional e Qualidade de Vida, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
As atividades foram divididas em duas etapas: nos dias 22 e 23 de maio, os cursos ocorreram online, priorizando os profissionais do interior do estado. Já nesta quarta (28) e quinta-feira (29), os treinamentos são presenciais, realizados no auditório da Fatec Senai, em Cuiabá, voltados aos servidores da capital e da região metropolitana.
Participam da capacitação profissionais de diferentes órgãos da segurança pública, como a sede da Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Ciopaer.
De acordo com Mônica Sousa, coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Sesp, o curso vai além da teoria ao oferecer oficinas práticas. “É fundamental fortalecer o equilíbrio emocional e aprimorar a comunicação no ambiente profissional. A proposta é melhorar o desempenho diário dos servidores por meio de uma comunicação mais eficaz e maior resiliência emocional”, destacou.
Além da capacitação, desde fevereiro a Sesp também integra o programa federal Escuta SUSP, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A ação oferece atendimentos psicológicos e psiquiátricos sigilosos e online a agentes de segurança pública, com apoio de 42 psicólogos especializados.
O objetivo é prevenir e tratar distúrbios mentais comuns na rotina desses profissionais, promovendo acolhimento e suporte emocional contínuo a quem atua na linha de frente da proteção à sociedade.