Foto: g1
Wednesday, 12 de November de 2025 - 17:23:37
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos do Rio para presídios federais em quatro estados
SEGURANÇA PÚBLICA

Sete integrantes da cúpula do Comando Vermelho (CV) foram transferidos do Complexo de Bangu, no Rio de Janeiro, para presídios federais em diferentes estados do país. A operação, realizada nesta quarta-feira (12), mobilizou forças policiais e teve como objetivo enfraquecer a comunicação entre os líderes da facção e os demais integrantes do grupo criminoso.

Os detentos foram levados em comboio até o Aeroporto Internacional do Galeão, onde embarcaram um a um em uma aeronave da Polícia Federal com destino ao presídio de Catanduvas (PR). De lá, eles serão redistribuídos para unidades federais em Mossoró (RN), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com a nova operação o Rio de Janeiro passa a ser o estado com o maior número de presos sob custódia federal — 66 ao todo —, sendo 19 novas inclusões somente em 2025.

Entre os transferidos estão Roberto de Souza Brito, o “Irmão Metralha”, do Complexo do Alemão; Arnaldo da Silva Dias, o “Naldinho”, administrador da “caixinha” do CV; Alexander de Jesus Carlos, o “Choque” ou “Coroa”; Marco Antônio Pereira Firmino, o “My Thor”, do Morro Santo Amaro; Fabrício de Melo de Jesus, o “Bicinho”, de Volta Redonda; Carlos Vinícius Lírio da Silva, o “Cabeça”, de Niterói; e Eliezer Miranda Joaquim, o “Criam”, da Baixada Fluminense.

A transferência foi solicitada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-RJ), que apontaram risco de novos ataques caso os chefes permanecessem no sistema prisional estadual. As imagens da operação mostram o comboio policial no Galeão e os presos embarcando sob forte esquema de segurança.

Texto/Fonte: G1