Foto: Divulgação
Wednesday, 02 de July de 2025 - 15:46:16
Sinop confirma duas novas mortes por chikungunya e mantém situação de risco pela alta infestação do Aedes aegypti
SECRETARIA DE SAÚDE DE MT REGISTRA 58 MORTES POR CHIKUNGUNYA EM 2025

Mato Grosso contabilizou 58 mortes confirmadas por chikungunya neste ano, com nove óbitos registrados em Sinop, conforme dados atualizados esta semana no painel estadual de arboviroses, que monitora doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, outras 27 mortes estão em investigação, incluindo uma em Cláudia e outra em Guarantã do Norte.

Nos últimos 15 dias, Sinop registrou mais duas mortes pela doença, elevando o total no município. As vítimas recentes foram duas mulheres de 41 e 59 anos. No total, os óbitos em Sinop incluem ainda duas mulheres com 80 e 84 anos, e cinco homens entre 79 e 85 anos. A Secretaria de Saúde alerta que o município permanece em “situação de risco” devido ao alto índice de infestação predial do mosquito transmissor.

Além de Sinop, outras cidades do Nortão também registraram fatalidades: Colíder e Cláudia confirmaram dois óbitos cada uma.

Quanto à dengue, Mato Grosso confirmou 16 mortes, sendo uma em Lucas do Rio Verde, uma em Apiacás e outra em Nova Ubiratã. No momento, 13 mortes estão sob investigação, envolvendo casos em Sinop, Guarantã do Norte e Juara.

A zika vírus apresenta 864 casos confirmados no estado, porém sem registros de óbitos confirmados ou em apuração.

A Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os riscos dessas doenças.

Texto/Fonte: Só Notícias