Foto: Divulgação
Wednesday, 29 de October de 2025 - 11:16:53
Sistema Qualiar-MT é reconhecido na 17ª MECTI e na 22ª SNCT de 2025
PROJETO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR DE MT RECEBE PRÊMIO DE INOVAÇÃO

O Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar em Mato Grosso, conhecido como Qualiar-MT, recebeu o 3º lugar na categoria inovação durante a 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizadas em outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar, e a Universidade Federal de Mato Grosso, via Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA), responsável pela inscrição do projeto nos eventos. O objetivo é gerar inovação e fornecer informações de qualidade para subsidiar a gestão ambiental e de saúde pública no estado.

“Foi um orgulho integrar essa equipe que, em tão pouco tempo, já tem seu trabalho reconhecido e produzindo resultados inovadores para o povo mato-grossense”, destacou Sérgio Figueiredo, coordenador de monitoramento da Sema.

O projeto Qualiar-MT conta com um Portal de Monitoramento da Qualidade do Ar em tempo real, lançado em setembro, que disponibiliza boletins diários para órgãos ambientais e sociedade. Com investimento de R$ 854,7 mil, foram adquiridos 30 sensores, que já foram instalados em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Guarantã do Norte. Até o fim de 2025, mais seis cidades do interior receberão sensores, incluindo Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal.

Os eventos que premiaram o projeto foram coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Texto/Fonte: Secom MT