Foto: Vânia Neves
Tuesday, 14 de October de 2025 - 16:27:28
Sítio Nossa Senhora das Graças se destaca no cultivo de abacaxi com apoio da Seaf e Empaer
CASAL DEIXA VIDA URBANA E TRANSFORMA CHÁCARA EM MODELO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM TAPURAH

Gebrair Pinheiro e Márcia Krindgies largaram a rotina de servidores públicos em Lucas do Rio Verde para investir no sonho de viver da terra. Há três anos, adquiriram o Sítio Nossa Senhora das Graças, em Tapurah, e transformaram a área de vegetação nativa em um modelo de produção agroecológica, com destaque para o cultivo de abacaxi. A propriedade faz parte das 28 beneficiadas com kits de irrigação entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e recebe assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Com quatro hectares de área, sendo 2,4 dedicados ao cultivo, o casal produz alimentos orgânicos como mandioca, batata-doce e, principalmente, abacaxi, com 18 mil pés plantados. “Começamos apenas para lazer, mas aos poucos fomos nos apaixonando pela produção”, relatou Márcia. Gebrair complementa: “Aqui era tudo mato. Hoje temos uma produção consolidada”.

Alfredo Neto, técnico da Empaer em Itanhagá, classifica a experiência da família como um caso de sucesso. “Eles seguem as orientações, utilizam caldas agroecológicas e têm participação ativa. É um exemplo de como apoio técnico e trabalho familiar caminham juntos para o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.

Os kits de irrigação, instalados com apoio da prefeitura, garantem manutenção da produção mesmo em períodos de estiagem. Com a produção agrícola, o casal obtém renda média de R$ 4 mil líquidos por mês e participa de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ampliando a comercialização de seus produtos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Marozan Ferreira Barbosa, destacou que iniciativas como a do casal reforçam a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável de Tapurah. Entre 2019 e 2025, o Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 2,6 milhões em ações de fortalecimento da agricultura familiar no município, beneficiando diretamente 803 propriedades rurais familiares, que correspondem a 53% da área produtiva local.

Texto/Fonte: Secom MT