Nove novos casos confirmados de infecção pelo vírus monkeypox, conhecido como Varíola dos Macacos, foram registrados em Mato Grosso, de acordo com o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado nesta segunda-feira (26). Com isso, o número de infectados sobe para 68. Ao todo, são 172 casos notificados em todo o estado.
Cuiabá ainda é o município com maior concentração de casos confirmados, com 39 ao todo. Várzea Grande, município vizinho, contabiliza 12 casos confirmados. Todavia, os casos de infecção pelo vírus monkeypox já estão sendo registrados em diversos municípios mato-grossenses. Tangará da Serra já possui 4 casos confirmados, em Campo Novo do Parecis são 3, Barra do Garças e Sinop contabilizam 2 casos cada. Com 1 caso confirmado temos Cáceres, Campo Verde, Nova Xavantina, Rondonópolis, Araputanga e Sorriso.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Além dos 68 casos confirmados da doença no estado, 29 dos 172 casos notificados seguem sob investigação. 75 foram descartados.
Ainda de acordo com o boletim, 94,03% dos casos são homens, e 69,12% possuem idade entre 18 e 40 anos. O percentual para mulheres é de 5,97%.
Transmissão
A doença é transmitida através de relação sexual e quando há contato com o vírus, sendo através de animal doente, materiais ou humanos contaminados. No último caso, a transmissão acontece através de secreções respiratórias (gotículas), lesão na pele (mesmo que não seja visível), uso de objetos recentemente contaminados e através de fluidos corporais e secreções das membranas mucosas (olhos, nariz ou boca).
Os sintomas da doença vão muito além das erupções ou lesões na pele. Sendo febre, linfonodos inchados (ínguas), dores de cabeça e no corpo, fraqueza e acalafrios alguns dos sintimas recorrentes. Uma vez apresentando algum dos sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico e informar se teve contato com animal, humano doente, material contaminado ou viagem para o exterior recentemente. Destaca-se que animais sadios não transmitem a doença