Foto: REPRODUÇÃO/ Envato
Sexta, 01 de dezembro de 2023 - 14:53:19
Soja: Datagro Grãos diz que produtor terá lucro, mas inferior a 2021 e 2022
SAFRA 23/24
Consultoria estima preços domésticos aquém dos valores observados de 2020 a 2023, mas provavelmente superiores às mínimas deste ano

Com o plantio da safra brasileira 2023/24 de soja em reta final, a Datagro Grãos revisou seu levantamento sobre a renda dos produtores do país para o ano que vem.

O resultado ainda sinaliza mais uma temporada remuneradora para a maioria, embora possivelmente aquém dos excelentes desempenhos de 2021 e 2022, e até mesmo do razoável ano de 2023.

De acordo com a empresa, a combinação das variáveis que determinam a lucratividade bruta, definida através da relação entre a receita obtida e o custo de produção, deve pender mais uma vez para o lado positivo.

Notícias Relacionadas

grãos de soja

 

BOLSAS

Soja: com previsão de clima favorável no Brasil, Chicago estende perdas

índices de preços - soja cotação - preços agrícolas

 

COTAÇÕES

Soja: alta do dólar facilitou negócios e elevou preços no Brasil

“Mas a amplitude irá variar de estado para estado, a depender dos resultados obtidos em termos de produtividade média, sendo decisivo em um ano de irregularidade climática como o desta nova safra”, comenta o economista e líder de conteúdo da consultoria, Flávio Roberto de França Junior.

Custos de produção

Os custos operacionais de produção da safra 2023/24 nos três principais estados produtores do Brasil, Mato Grosso, Paraná e Goiás, devem registrar expressiva retração. No entanto, vale considerar que essa redução acontece ante uma base muito elevada, após fortes aumentos nas safras 2021/22 e 2022/23.

“De saldo, temos a diminuição de gastos com insumos e alguma retração no padrão da taxa de câmbio na temporada; por outro lado, o aumento expressivo nos custos fixos”, destaca França Junior.

Porém, no lado limitante, a análise da Datagro considera expectativa de produtividade média razoável, mas abaixo da do ano passado. Mesmo com o bom nível tecnológico dos produtores de soja, a influência de um fenômeno El Niño de forte intensidade vem trazendo impactos devido à irregularidade das chuvas, com excesso de precipitações no Centro-Sul e escassez no Centro-Norte.

Receita dos produtores de soja

Monte de soja em grão formando mapa do Brasil. Sobre ele, três notas de 50 reais. Ao redor, moedas de diversos valores

Foto: Daniel Popov/ Canal Rural

Em relação às tendências de receita, a sinalização inicial aponta para preços domésticos aquém dos excepcionais valores observados de 2020 a 2023, mas provavelmente superior às mínimas deste ano.

Caso a projeção de lucratividade bruta positiva se concretize, será o 18º ano consecutivo de avanço na renda de soja no Brasil.

“A princípio temos sinalizações não muito distantes dos também interessantes resultados de 2023, embora abaixo dos excepcionais números de 2020, 2021 e 2022. Com indicação de cenário um pouco melhor de preços domésticos e custos de produção bem menores, mas com produtividades comprometidas”, avalia França Junior.

De acordo com a Datagro, as principais variáveis que podem interferir nas projeções de forma mais intensa são:

  • O comportamento do clima na América do Sul nos próximos meses;
  • O andamento da economia global e o encaminhamento da economia brasileira;
  • A evolução do conflito no Leste Europeu;
  • A definição da safra de 2024 nos Estados Unidos.

Além disso, o líder de conteúdo da empresa destaca o controle definitivo da inflação e as preocupações com o equilíbrio das contas públicas no Brasil como questões que também podem interferir no cenário.

Texto/Fonte: Com Informações, Canal Rural