Foto: Reprodução
Segunda, 16 de maio de 2022 - 12:53:54
Sorriso abre todas unidades de saúde a noite para fazer exame preventivo colo do útero e vacina contra gripe
SORRISO

O exame preventivo de é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de idade, já a vacina da gripe deve seguir o público definido pelo Ministério da Saúde.

Todas as 28 Unidades de Saúde da Família estarão abertas na quarta-feira (18) em horário estendidos, das 17h às 20 para coleta de exames preventivos de Câncer do colo do útero e aplicação da vacina contra Gripe.  O exame preventivo é indicado para mulheres na faixa etária de 25 à 64 anos de idade, já a vacina da gripe deve seguir o público definido pelo Ministério da Saúde.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);Idosos com mais de 60 anos; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Profissionais da Saúde Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; Funcionários do sistema prisional.

Exame Papa Nicolau

A colpocitologia oncológica, conhecida popularmente como Papanicolau, é um exame ginecológico, rápido, geralmente indolor e muito importante para verificar a saúde da mulher. O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero, além de poder e diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.

O paciente que apresentar qualquer alteração no resultado do exame será encaminhado para os médicos especialistas para realizar o tratamento e acompanhamento.

 É importante levar um documento com foto, o Cartão SUS e a Carteirinha de Vacinação.

Texto/Fonte: assessoria