Foto: ARQUIVO
Sexta, 05 de junho de 2020 - 08:37:22
Sorriso: Ari Lafin pode se consolidar como o segundo prefeito de reeleição
ELEIÇÕES 2020
Ari Lafin ou Xuxu Dalmolin para prefeitura de Sorriso?

Em época de pandemia as convenções partidárias aparentemente estão mantidas para julho e agosto deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral publicou nota técnica que as convecções poderão serem feitas por meio eletrônico. Cada agremiação partidária deverá dispor de plataforma digital para seus filiados e possíveis candidatos participarem.

É nessas reuniões que os partidos definem os candidatos a prefeito e a vereador. A eleição está marcada para outubro, mas ainda pode sofrer alteração de data, sendo prorrogada para o mês de dezembro deste ano.

Em Sorriso as conversações estão tomando forma. Na data de ontem um site do estado vinculou uma matéria dizendo que Dilceu Rossato, ex prefeito e derrotado nas urnas pelo atual prefeito Ari Lafin (PSDB), não viria disputar as eleições este ano.

Acontece que pesquisas apontam Ari Lafin à frente de todos os cenários, competindo com Rossato e com o ex vice prefeito de Rossato, hoje deputado estadual Xuxu Dalmolin, que sonha em ser prefeito de Sorriso.

Ari Lafin está bem cotado para ter sucesso na reeleição, com muitas obras sendo concluídas, outras tantas em andamento e nenhum caso de corrupção no seu mandato, como  também nenhum “escândalo” foi propagando durante todo seu tempo à frente do executivo municipal, muito pelo contrário, conhecido como apaziguador de conflitos, Ari conseguiu durante esses três anos e meio aproximar lideranças que antes não faziam parte do seu clã.

Já Rossato não conseguiu compor acordo com seu grupo político. Muitos dessas pessoas já estão envolvidas na gestão Lafin, e dizem estar muito satisfeitas com a maneira de administrar de Ari.

Nossa reportagem conversou com um antigo vereador da base de Rossato e ele nos falou que a maioria dos antigos apoiadores de Dilceu “abandonaram o barco” comandado por ele. Relatou ainda que se sentiram menosprezados pelo antigo prefeito em diversas ocasiões.

O que de fato se vislumbra é a candidatura do atual prefeito Ari Lafin, disputando contra o atual deputado Estadual Xuxu Dalmolin, lembrando que Xuxu apoiou o próprio Lafin no último pleito e se desentendeu com o mesmo quando fora candidato a deputado. Afirmam fontes que Dalmolin havia dado a palavra para o grupo de Ari que sairia candidato a deputado federal e não a estadual, o que não aconteceu, deixando Ari em uma situação complicada, já que havia fechado apoio ao candidato a deputado estadual pelo MDB Dirceu Zanatta, na época.

Somente José Domingos Fraga Filho conseguiu ser reeleito em Sorriso, por dois mandatos consecutivos ( 1988/ 1992 e 1992/1996)  e um intercalado nos anos de 2001/2004.

Saiba mais.

O tribunal respondeu a uma consulta feita por parlamentares. As convenções deverão seguir as regras e procedimentos já definidos pela Justiça Eleitoral.

O relator, ministro Luís Felipe Salomão, decidiu submeter os questionamentos ao plenário do TSE.

Um parecer elaborado pela área técnica da Corte afirmou não haver impedimento jurídico para a realização de convenções partidárias de forma virtual.

Ainda não há a confirmação, por causa da pandemia, de que as eleições municipais serão realizadas de fato em outubro. Por enquanto, a data está mantida. No início de maio, antes de tomar posse como presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que havia a possibilidade de adiamento. No entanto, Barroso se disse contra o prolongamento dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A mudança na data depende do Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem defendido que o adiamento, se for feito, seja no máximo até dezembro. Ele também é contra prorrogar mandatos.

Texto/Fonte: Da redação