Domingo, 20 de agosto de 2023 - 20:00:27
SORRISO: Cabos soltos oferecem riscos para pedestres e motociclistas; alerta Defesa Civil
POLITICA
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) intensificou a fiscalização a fim de reduzir o índice de incidentes causados pelo rompimento de fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel.

Segundo o órgão, no primeiro semestre deste ano foram registradas 68 ocorrências o que representa um aumento de 223% se comparado ao ano anterior, quando ocorreram 21 incidentes.

“O rompimento de cabeamento oferece risco a integridade física de pedestres e motociclistas. Basta um segundo de descuido para que o pior aconteça”, alerta Alberto Santos, coordenador da Compdec e sargento BM da reserva.

Em caso de rompimento de cabos, a orientação é para que as pessoas mantenham distanciamento, se possível, sinalizem o local, e acionem imediatamente a Defesa Civil por meio do telefone 153.

“A primeira regra é jamais manusear cabos que estejam pendurados em postes de iluminação pública. Eles podem estar energizados e causar uma tragédia sem precedentes”, complementa.

Santos avalia, ainda, que o alto índice de incidentes pode estar relacionado ao aumento de pedidos de instalação de internet de fibra ótica e de novas ligações de energia elétrica.

A instalação de cabeamentos é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pelas regras, cabos e fios elétricos devem estar numa altura mínima de 4,5 metros, podendo chegar a 6 metros dependendo do fluxo de veículos na via.

A Defesa Civil de Sorriso está localizada na Avenida Rio Grande do Sul nº 213, no bairro Benjamin Raiser, com atendimento 24 horas por dia por meio do telefone 153.

Tags

Imagens

Texto/Fonte: