Foto: Reprodução
Terça, 10 de maio de 2022 - 00:06:55
Sorriso dá o start à etapa municipal dos Jogos Escolares e Estudantis
ESPORTE

“Sorriso é um Município que respira esporte”. A afirmação é do secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, ao participar da abertura da etapa municipal dos Jogos Escolares e Estudantis Categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), realizada ontem (04), no Ginásio Domingão. Com disputas nas modalidades coletivas (basquete, voleibol, futsal e handebol) e individuais (vôlei de praia e xadrez), o evento segue até o dia 10 de abril.

Para o prefeito Ari Lafin, após mais de dois anos de pandemia, os jogos voltam com um novo significado. “O que estamos vendo hoje é muita garra em quadra e muita emoção na arquibancada com famílias inteiras voltando a prestigiar as disputas; e o esporte é isso: emoção, integração e união”, destacou o prefeito ao lembrar que em 2020 os jogos não foram realizados; e em 2021 não houve presença de torcida.

Ao todo, 14 escolas participam da competição. São elas, Escola Municipal Caravágio, Centro de Educação Básica São José, Colégio Regina Coeli, Escola Estadual José Domingos Fraga, E.E. Cristiano Araújo Pires, Escola Estadual 13 de Maio, Escola Estadual Arlete Maria Cappellari, Colégio Vinicius de Moraes, Escola Estadual Mário Spinelli, EEPMT Cb PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, Escola Estadual Ignacio Schevinski Filho, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Escola Municipal São Domingos, Colégio San Petrus e Escola Nova Dinâmica.

“São várias escolas representadas por jovens estudantes que mais uma vez tem a oportunidade de competir e trocar experiencias valiosas, em um retorno saudável das competições”, frisa a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Conforme a comissão organizadora, as equipes da Categoria de 12 a 14 anos que se sagrarem campeãs das modalidades coletivas e individuais, representarão o Município na etapa regional centro-norte dos Jogos Escolares Mato-grossenses 2022, que será sediada em Sorriso nos dias 15 a 24 de abril.

Após a etapa regional centro-norte, as escolas com equipes campeãs se classificam para a etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses, que também será em Sorriso, entre os dias 16 e 22 de julho, valendo vaga para a etapa nacional dos Jogos Brasileiros Escolares, que acontece entre os dias 02 e 17 de setembro, em Aracajú (SE).

Na categoria de 15 a 17 anos, os atletas das equipes participantes do evento serão selecionados e convocados pela equipe de técnicos da Semel para compor a seleção municipal e participar das próximas fases da competição.

Disputas desta terça-feira:

Nesta terça-feira (05) as disputas iniciaram cedo. No voleibol, categoria B, passaram pela quadra do Domingão ainda no início da manhã as equipes da EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral X C.E.B São José; Colégio Regina Coeli X EE Mário Spinelli; Dinâmica X E.M. Caravagio. À tarde, a partir das 13h30 as disputas serão entre Vinicius de Moraes X E.M. Caravágio nos naipes feminino e masculino; fechando com disputa a disputa entre E.E. São José X Nova Dinâmica no masculino.

No handebol, a quadra do Fermino Maleski foi o palco das disputas entre E.E. 13 de Maio X EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral nos naipes feminino e masculino.

Já logo mais, às 13h30, no Ginásio Flor do Cerrado, as equipes do Colégio Regina Coeli X E.E. Arlete Maria Cappellari, irão entrar em cena para as disputas de basquetebol. À noite, a partir das 19 horas, a briga por mais pontos na cesta será entre o Colégio Regina Coeli X Colégio San Petrus.

E no futsal a bola vai rolar solta a partir das 13h30. Na quadra da Escola Ivete o público poderá conferir Regina Coeli X Vinicius de Moraes; E. E. Mário Spinelli X E.E. José Domingos Fraga; E.E Cristiano Araújo Pires X  EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, e, fechando as disputas da tarde, às 16 horas a última partida será entre Nova Dinâmica X E.E Cristiano Araújo Pires.

No Fermino Maleski o futsal terá início às 19 horas. Quem passar por lá poderá conferir o desempenho dos atletas da EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral X E. E. Ignácio Schevinski; E.E. José Domingos Fraga X E.E Cristiano Araújo Pires; e, IFMT X E. E. Mário Spinelli.

Fechando as disputas do futsal desta terça-feira, a partir das 19h50, C.E.B. São José X EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral estarão na quadra do Flor do Cerrado. No mesmo local, às 20h40 a E.E. Mário Spinelli enfrenta a equipe do IFMT.

Texto/Fonte: assessoria