Foto:
Quarta, 13 de janeiro de 2021 - 15:26:04
Sorriso deve ter barreira sanitária durante a operação Arranca Safra para prevenir Covid
AGRONEGÓCIO
O prefeito e o presidente do Sindicato devem participar de uma reunião com representantes das cooperativas locais para discutir orientações sob o comando técnico da equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento.

O prefeito Ari Lafin, o presidente do Sindicato Rural, Silvano Felipetto e secretários debateram, hoje, medidas para evitar a proliferação da Covid durante a operação Arranca Safra 2021, no município campeão nacional em produção de soja.  O transporte das fazendas para armazéns já iniciou e será intensificado nos próximos dias quando muitos trabalhadores de fora, principalmente transportadores, são aguardados para levar grãos aos armazéns ou para municípios da região. “O sindicato está constantemente repassando informações aos produtores e intensificando o fato de que qualquer pessoa que se sentir mal deve ser encaminhada para atendimento no Hospital de Campanha nos primeiros sintomas”, disse Silvano

Lafin expôs que a intenção é elaborar um plano que possa ser usado como barreira sanitária durante o período. “Juntamente com o sindicato nós vamos orientar os produtores nesse sentido”, explica. Entre as orientações está o pedido para a disponibilização de testes rápidos no momento das contratações. “Sabemos que é difícil e que tem custos, mas pedimos que quem possa fazer a testagem que o faça. Estamos discutindo formas de apoiar o Sindicato nesse sentido”, acrescenta.  “Nós temos medicamentos, equipamentos e profissionais prontos para atender 24 horas por dia”. “Mas é essencial que todos sigam as medidas preventivas como a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara, do álcool 70%, dentre outras para que evitemos a proliferação da Covid durante a operação Arranca Safra deste ano”, salienta.

O prefeito reforça que, qualquer pessoa que sentir sintoma deve imediatamente procurar o hospital, para consulta e realização dos testes. “Volto a dizer que temos profissionais e testes à disposição; ofertamos atendimento 24 horas, portanto qualquer cidadão que necessitar de auxílio pode nos procurar. Destaco aos motoristas que estão vindo de fora que podem e devem procurar o HC”, salienta.

O prefeito e o presidente do Sindicato devem participar de uma reunião com representantes das cooperativas locais para discutir orientações sob o comando técnico da equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento.

Sorriso, assim como outros municípios do Estado, voltou a ter aumento de casos positivos. O número de internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem apresentado queda. “E isso se deve ao fato da população realmente estar nos procurando nos primeiros sintomas, o que possibilita a eficácia do tratamento. Diante disso, pontuamos a importância da população continuar tomando medidas preventivas e sempre que sentir sintomas, procurar atendimento imediato”, diz Lafin, através da assessoria.

Desde o início da pandemia morreram 117 pessoas em Sorriso em decorrência da Covid.

Texto/Fonte: