Foto: MTUOL
Quinta, 11 de abril de 2024 - 17:24:01
Sorriso é Destaque no Prêmio Sebrae “Prefeitura Empreendedora”
Sorriso é Destaque no Prêmio Sebrae
Prefeitura Empreendedora

A cidade de Sorriso, sob a liderança do prefeito Ari Lafin, foi laureada com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em reconhecimento ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras em mobilidade urbana e suporte ao empreendedorismo local, refletindo um avanço significativo no fomento à economia municipal e no apoio a micro e pequenos empresários.

Em uma cerimônia realizada em Cuiabá no dia 9 de abril, a cidade de Sorriso, representada pelo prefeito Ari Lafin, recebeu o prestigiado Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O reconhecimento veio como um selo de excelência pelas ações inovadoras implementadas pela gestão municipal, em especial por dois projetos: o Sorrimobi e o Banco do Empreendedor.

O Sorrimobi, uma iniciativa pioneira da Secretaria de Assistência Social de Sorriso desde 2018, visa otimizar a mobilidade urbana através de um aplicativo que controla a frota de veículos da cidade, facilitando o transporte de servidores municipais e reduzindo custos operacionais significativamente. Até março deste ano, o projeto registrou mais de 40 mil corridas, utilizando apenas cinco veículos e evitando gastos com 20 novas locações de carros, gerando uma economia próxima de R$ 750 mil aos cofres públicos.

Paralelamente, o Banco do Empreendedor, uma colaboração entre a Prefeitura de Sorriso e a Credisol, oferece linhas de crédito com juros zero para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs), incentivando a formalização e o crescimento de pequenos negócios na região. Desde sua operacionalização em setembro de 2023, o projeto já movimentou mais de R$ 1,4 milhão em créditos, beneficiando significativamente empreendedores locais, com destaque para a participação feminina, que representa 60% dos beneficiários.

O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância dos projetos para o desenvolvimento econômico e social da cidade, agradecendo o empenho das equipes responsáveis por cada iniciativa. “Estamos falando de mobilidade urbana e de empreendedorismo; dois pilares fundamentais para o crescimento sustentável de Sorriso. Estes projetos não apenas simplificaram processos internos e estimularam a economia local, mas também trouxeram melhorias diretas para a vida dos nossos cidadãos,” destacou Lafin.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma iniciativa que visa identificar, valorizar e disseminar práticas inovadoras na gestão pública municipal que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Nesta 12ª edição, 28 prefeituras inscreveram um total de 53 projetos, com 17 cidades sendo premiadas por suas contribuições excepcionais. A diretora Superintendente do Sebrae, Lélia Brun, enfatizou a relevância da premiação como um meio de promover um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento sustentável dos municípios de Mato Grosso.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom