Foto: PJC de MT
Domingo, 03 de março de 2024 - 13:45:51
Sorriso: Ex-padrasto é preso por estupro e indução a aborto após descumprir medida protetiva
ESTUTRO E INDUÇÃO AO ABORTO
Operação da Polícia Civil desmantela caso de violência sexual em Sorriso

Roberto Santos com informações da PJC DE MT

Operação da Polícia Civil desmantela caso de violência sexual em Sorriso

Na última sexta-feira (01.03), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Sorriso, efetuou a prisão de um homem de 33 anos em Sinop. O indivíduo era alvo de investigações por estupro contra a enteada e pelo descumprimento de uma medida protetiva que o impedia de se aproximar da vítima. O momento da detenção ocorreu quando o acusado chegava para o expediente em uma empresa do setor de agronegócio.

Os policiais do Núcleo de Defesa às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual cumpriram um mandado de busca, apreendendo o celular do suspeito para posterior análise pericial.

O crime veio à luz em agosto do ano passado, quando uma tia da vítima procurou a Delegacia da Mulher em Sinop, denunciando que a sobrinha havia relatado abusos por parte do então padrasto, quando a adolescente tinha 13 anos e residia com a família em Sorriso. O estupro resultou em uma gravidez, sendo que o acusado, ao confirmar a gestação, coagiu a adolescente a ingerir um medicamento abortivo, com a conivência da mãe.

Além dos atos hediondos, a vítima, durante uma escuta especializada realizada em Sinop, revelou que era sistematicamente privada de alimentação enquanto seus irmãos, filhos do casal, eram alimentados. Em um incidente, ao tentar obter comida, a adolescente foi agredida.

A Delegacia de Sorriso instaurou uma investigação, constatando que os abusos cometidos na frente dos próprios filhos do agressor resultaram em danos psicológicos, gerando crises de ansiedade e angústia à vítima. Após a interrupção da gravidez mediante o medicamento abortivo, comprado pelo agressor e ministrado pela mãe, a adolescente foi encaminhada para viver com os avós maternos em outra cidade, alegando-se que o padrasto não a suportava. Diante das consequências emocionais, a avó buscou apoio psicológico para a neta, que compartilhou os traumas vivenciados.

Durante a escuta especializada, observou-se que a menor convivia com o criminoso desde o primeiro ano de sua vida e, antes do crime, mantinha um afeto por ele como se fosse um pai. Na ocasião do estupro, a vítima relatou que o acusado a ameaçou para que não denunciasse o ocorrido, chegando a ameaçar os irmãos dela caso a verdade viesse à tona.

A delegada Jéssica Assis enfatizou que os detalhes minuciosos fornecidos pela vítima delineiam um padrão de comportamento extremamente violento e abusivo por parte do criminoso. Durante a investigação, a adolescente passou por exames periciais que confirmaram o abuso sexual.

Em dezembro do ano passado, quando já estava em vigor uma medida protetiva determinando o afastamento do acusado e da esposa da vítima, a avó procurou a Polícia Civil, relatando que o agressor tentou se aproximar da menor. Em um episódio aterrorizante, a adolescente, ao ouvir seu nome sendo chamado, percebeu que era o acusado em uma motocicleta. Em estado de pânico, conseguiu chegar à escola e pedir socorro à avó. Mesmo bloqueando tentativas de contato da mãe por celular e redes sociais, a menor continuou a enfrentar momentos dolorosos.

O inquérito policial, instaurado na Delegacia de Sorriso, apura as condutas do criminoso, que enfrenta acusações de maus-tratos qualificados e estupro de vulnerável majorado pelo resultado da gravidez, praticado na condição de padrasto. A mãe da menor também é investigada por estupro de vulnerável por omissão.

Diante do descumprimento da medida protetiva, a delegada Jéssica Assis buscou a prisão preventiva do acusado junto à 2ª Vara Criminal de Sorriso, resultando em operações de busca e apreensão em Sorriso e Sinop, incluindo a mãe da vítima. As ações visam a proteção da adolescente e a justiça diante dos crimes cometidos.

 

Texto/Fonte: Roberto Santos com informações da PJC DE MT