Durante a 19ª Sessão Ordinária da Casa de Leis, o vereador Leandro Damiani (PSDB) solicitou que o Município disponibilize fórmulas nutricionais aos pacientes que tenham prescrição médica, ou ainda, que implemente política pública de fornecimento de vale, ou cheque, destinado à aquisição dessas fórmulas.
Segundo o parlamentar, a ação é prevista no Decreto Municipal nº 452, de 21 de janeiro de 2021. “Já existe um decreto que regulamenta o fornecimento de fórmulas nutricionais em Sorriso, mas falta estabelecer as diretrizes para a inclusão e atendimento das pessoas que apresentam necessidades dietéticas diferenciadas, a fim de minimizar o impacto clínico das frequentes complicações relacionadas ao déficit nutricional”, pontua Damiani.
De acordo com a propositura, poderão ser beneficiados os pacientes que tenham indicações médicas em virtude de patologias específicas, tais como alergia à proteína ao leite de vaca, intolerância alimentar, sequelas neurológicas, estresse metabólico, paciente oncológico, em pré, ou pós-operatório, desnutridos (desnutrição secundária) e outros que os conduziram à necessidade de terapia nutricional.
A Indicação nº 541/23 foi lida na sessão desta segunda-feira (12) e será encaminhada ao Poder Executivo Municipal.