Foto:
Quinta, 11 de março de 2021 - 09:20:15
Sorriso pode receber ‘filial’ do Instituto Butantan
Instituto Butantan
O Instituto produz uma grande variedade de soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões

Foi aprovado durante a 6ª sessão ordinária o  requerimento nº 69/2021 de autoria do parlamentar Wanderley Paulo ( Progressista) que solicita que Município e Estado façam uma parceria  com o Governo de São Paulo  para a instalação de um “braço” do Instituto Butantan em Sorriso. O Instituto produz uma grande variedade de soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões, desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de biologia e de biomedicina relacionados, direta ou indiretamente, com a saúde pública.

O vereador lembrou que uma parceria com o Instituto, além de trazer ciência e fomentar novos produtos que serão destinados a todo o país. “ Pretendemos criar uma comissão para apresentar ao Governo de São Paulo  a viabilidade técnica de se instalar uma filial em nossa cidade, pois temos aqui diversos Estados fronteirístico que possuem atividades agrícolas de de extrativismo onde acontece muitos acidentes com animais peçonhentos e o Butantan trabalha justamente  com a produção de so­ros e vacinas”, destacou.

 Wanderley Paulo lembrou a constante falta de soros antiofídicos em que os municípios do interior precisam levar urgentemente os pacientes para a capital ou mesmo para outros estados. “Nosso município possui uma rica fauna com enorme quantidade de répteis e anfíbios, insetos e outros, onde poderá ser viabilizado pesquisar, desenvolver, fabricar e fornecer produtos e serviços  para a população de nosso estado e dos estados vizinhos que também sofrem com a falta da vacina”, pontuou.

Instituto Butantan

 

O Instituto é um destacado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. O Instituto é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo desde sua fundação. Por seu trabalho notável em saúde pública, o instituto é considerado um dos principais centros científicos do mundo.

 O Instituto foi fundado em 23 de fevereiro de 1901, sob o nome de Instituto Serumtherapico, e é hoje responsável por grande parte da produção de vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. O Instituto também produz uma grande variedade de soros imunoterápicos, utilizados para combater acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões.

Texto/Fonte: