Foto: Reprodução
Quinta, 20 de janeiro de 2022 - 13:16:24
Sorriso registra alta significativa no número de novos casos pela 2ª semana seguida
ALTA DA COVID

Nos últimos sete dias (14 a 20 de janeiro), Sorriso registrou 557 novos casos positivos para a covid-19. Só em relação à semana anterior (07 a 13 de janeiro), são 284 casos a mais.  Os números assustam. Principalmente quando comparados com os dados de 09 a 16 de dezembro de 2021, data da 50ª Semana Epidemiológica (SE) quando foram apenas 10 casos. Hoje, os números revelam um aumento de 557% em relação a dezembro.

No relatório de acompanhamento, é possível perceber que somente em 2020 houve o registro de tantos casos em uma única semana: no fim de junho, início de julho de 2020 foram registradas 779 novas situações em uma semana. Já em 2021, o maior número registrado foi de 437 novos casos entre os dias 06 e 10 de junho. Os dados constam do relatório de acompanhamento das Semanas Epidemiológicas cujo registro iniciou em abril de 2020.

 “Infelizmente, os números voltaram a subir. O que temos observado é que entre os vacinados os sintomas são mais leves e tem havido menos necessidade de internações do que antes do início do Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, avalia o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. “No auge da pandemia chegamos a ter mais de 50 pessoas internadas, praticamente metade delas em UTIs. Hoje são 11, duas em UTIs e 9 em enfermarias”, cita.

Luís Fábio acrescenta que os últimos relatórios da pasta em relação ao número de internados apontam que ainda há adultos que não buscaram a imunização. “Nas últimas semanas tivemos registros de adultos internados sem nenhuma dose de imunizante. Ressaltamos mais uma vez a importância da imunização: se você ainda não recebeu nenhuma dose da vacina ou conhece alguém nessa situação, recomendamos que procure imediatamente um dos pontos de imunização permanente”, frisa. O secretário também lembra que teve início a imunização infantil por ordem decrescente de idade, iniciando por quem tem 11 anos. Para agendar é só clicar aqui.

Especificamente hoje (20) o boletim 595 da Covid-19 traz o número de 11 internados, sendo duas pessoas em UTI e nove em enfermaria. Os pacientes internados em UTI são um homem de 30 anos sem registros de vacina, internado no Hospital Hilda Splenger Ribeiro de Nova Mutum e um homem de 52 que recebeu as duas doses da vacina; este último está na UTI do Hospital Regional Jorge de Abreu em Sinop. Hoje, 744 sorrisenses estão com o Sars-CoV-2, o novo coronavírus, ativo no organismo. Nas últimas 24 horas 125 pessoas testaram positivo no Município.

 

Imunização

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª e também a dose de reforço; é aplicado de segunda a sexta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ali em frente à Escola Ivete, durante a semana a aplicação é realizada das 17 às 20 horas. Além disso, já foi liberado o agendamento para crianças em ordem decrescente de idade (10 e 11 anos neste momento) com as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera dedicadas exclusivamente a imunização do público infantil.

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura