Foto: Reprodução
Domingo, 13 de junho de 2021 - 16:00:06
Sorriso registra o segundo maior número de novos casos de Covid em uma única semana do ano
CORONAVÍRUS

Sorriso teve a segunda pior semana do ano em relação a novos casos de covid. A 23ª semana epidemiológica, encerrada hoje, apontou mais um aumento no número de notificações. Em sete dias foram 437 novos registros, um aumento de 6,4% em relação à semana anterior, quando foram 409 casos. A maior notificação do ano foi registrada na 11ª, entre os dias 11 a 17 de março, quando foram 456 casos. 

“É preocupante. Há um mês estamos vendo os números aumentando diariamente”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. “Diariamente observamos um relaxamento por parte da população e o resultado automático é o aumento de casos”, diz. 

O secretário fez um apelo para a população manter os cuidados básicos e não farmacológicos como o uso de máscara, higiene constante das mãos e distanciamento social. “Toda vez que divulgamos um dado, nossa preocupação está em manter a população alerta e consciente de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento”, pontua.

Em relação à 19ª semana, entre os dias 6 a 13 de maio, que teve o menor número de registros do ano, são 311 casos a mais, o que equivale a um aumento de 246,8%. “Desde o início estamos pedindo para quem testou positivo e está bem que fique em casa. Também lembramos que familiares que convivem com pessoas positivas também devem observar a quarentena para evitar que transportem o vírus para outros locais”, alertou Marchioro.

Esta manhã, conforme Só Notícias já informou, o prefeito Ari Lafin disse que é “extremamente preocupante” o aumento de casos da doença, nas últimas semanas, e anunciou que determinará a interdição provisória de praças para evitar aglomerações, principalmente nos finais de semana. 

“Nosso Hospital de Campanha está, novamente, passando por um momento muito difícil com um número altíssimo de pessoas buscando tratamento. E o pior: com número altíssimo de pessoas infectadas”, comentou o prefeito. 

Sorriso está classificada com risco alto de transmissão da doença, conforme classificação do governo do Estado, divulgada esta semana. 

Texto/Fonte: Redação Só Notícias