Foto: DepositPhotos
Quinta, 02 de dezembro de 2021 - 11:00:49
Sorriso teve dias de sol que foram benéficos às lavouras de soja
SITUAÇÃO DA LAVOURA
Estimativa é que cerca de 30% dos produtores já devem estar colhendo no início de janeiro

As lavouras de soja estão se desenvolvendo bem em Sorriso, no norte de Mato Grosso. Segundo Sérgio Rubin, da Boa Safra, o tempo tem sido até um pouco chuvoso demais. “Mas tivemos quatro dias de sol, que ajudaram a secar o solo”, destaca. “As lavouras estão bonitas”, acrescenta.

Segundo ele, dia 25 de dezembro já deve começar a colheita de soja das lavouras precoces. “E, a partir de 5 de janeiro, cerca de 30% dos produtores já devem estar colhendo”, projeta. Até o momento, a perspectiva é de uma boa safra em Sorriso.

O Projeto Soja Brasil já havia alertado sobre possíveis problemas da chuva que atinge o Centro-Oeste e o Norte do Brasil entre o final de novembro e início de dezembro. O alerta é que o volume excessivo de água pode prejudicar a aplicação de defensivos nas lavouras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A previsão é que até o próximo sábado (4), a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) reforce esse cenário. Assim, a chuva permanece mais volumosa da faixa que vai da Bahia até Rondônia, com acumulados de 70 mm a 100 mm.

Texto/Fonte: CANAL RURAL, COM AGÊNCIA SAFRAS