Foto: ROVENA ROSA / AGÊNCIA BRASIL
Segunda, 05 de julho de 2021 - 15:30:26
Sorriso: Vacina da gripe está liberada para toda a população acima de seis meses
VACINA DA GRIPE

Na última sexta-feira (02) o Ministério da Saúde orientou os municípios a disponibilizar a vacina contra a gripe (influenza) para a população acima de seis meses de idade que procurar pelo imunizante.

Desde o início da imunização contra a Influenza (gripe) em 14 de abril até o momento, Sorriso imunizou 13.323 pessoas, o que equivale a 49,1% do total geral do público alvo, estimado pelo Ministério da Saúde em 25.548 pessoas para o Município.

“Com a determinação do Ministério da Saúde vamos disponibilizar o imunizante para a população em geral acima de seis meses que procurar pela vacina nas unidades de saúde”, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Quem tiver interesse em receber o imunizante procurar as Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. Marchioro pontua que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.

Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.

Especificamente em relação a quem recebeu o imunizante contra a covid-19, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a gripe. “Ressaltamos mais uma vez que é seguro e recomendado a aplicação da vacina da gripe para quem já recebeu o imunizante contra a covid-19; então se você é público-alvo da imunização da gripe e já faz 14 dias da vacina contra a covid, pode ser imunizado tranquilamente”, explica Kátia.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Texto/Fonte: