Foto: Reprodução
Terça, 10 de maio de 2022 - 00:27:39
Sorriso zera o número de pacientes internados com covid-19
COVID

Há quatro dias Sorriso não tem mais registros de internações por covid-19. Último paciente a deixar o leito de uma unidade de terapia intensiva, Paulo Cézar Kenchtel, 61 anos, está em casa desde o último sábado (02). Paulo e a família passaram por 54 dias de muita angústia. “Ele ainda está debilitado, com dificuldades para falar, andar, se alimentar; mas está em casa e aos poucos irá se recuperar”, pontua a ex-esposa, Heike Kenchtel, que acompanha Paulo na recuperação. Paulo é um dos mais de 24,7 mil sorrisenses que enfrentaram a enfermidade.

Além dos familiares, quem comemora a alta de cada paciente é a equipe por trás das máscaras e jalecos da Secretaria de Saúde. O alívio também é comemorado pelo pessoal do administrativo que viveu o sufoco na busca por medicação, leitos, equipamentos e recursos humanos.

O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, destaca que houve momentos com mais de 60 pessoas internadas (61 em 26 de junho de 2021) e que o trabalho foi intenso na busca de leitos. “A dificuldade era a mesma enfrentada por todos os municípios da região; então hoje, depois de períodos de extrema apreensão, poder dizer que zeramos o número de internados é recompensador”, frisa.

Luís Fábio destaca o esforço da população e da Administração Municipal para conter esses números. “Com certeza a instalação do Hospital Municipal de Campanha foi essencial nesse processo; também foi essencial a contribuição de cada cidadão nessa luta”, diz. 

Para o secretário, a queda no número de ativos também se deve ao aumento direto das imunizações; até o momento Sorriso aplicou 156.763 doses de imunizantes na população com cinco anos ou mais. E a vacinação não parou: diariamente são aplicadas doses pediátricas de 05 a 11 anos; 1ª, 2ª e dose de reforço para a população acima de 12 anos; além de ofertar a 4ª dose para pacientes imunossuprimidos e idosos com 80 anos ou mais.

Imunização todo dia

Vale lembrar que quem não completou o esquema vacinal pode e deve procurar a imunização diariamente. De segunda a sexta-feira o PSF do Jardim Europa e o PSF Nova Integração, a Upinha do Novos Campos, aplicam a 1ª, 2ª e a dose de reforço para a população acima de 12 anos; além de ofertar a 4ª dose para pacientes imunossuprimidos e idosos com 80 anos ou mais. O atendimento é das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. Além disso, todos os PSFs tem imunizantes para aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos.

Já as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera estão dedicadas exclusivamente à imunização do público infantil, de 05 a 11 anos. Não há necessidade de agendamento; basta levar a criança ao local.

Independente da dose ou da faixa etária, é necessário apresentar o CPF para a imunização.

 

Texto/Fonte: assessoria