Foto:
Segunda, 09 de agosto de 2021 - 16:55:00
Sorriso/MT registra queda de até 40% na produção do milho após seca e ataques de pragas
QUEDA DE ATÉ 40%
Sindicato Rural do município está auxiliando produtores nas renegociações de contratos antecipados e recomenda investimentos em armazéns próprios

Os produtores de Sorriso no Mato Grosso já encerraram as atividades de colheita da segunda safra de milho e os rendimentos finais comprovaram, e até mesmo agravaram, as expectativas iniciais de queda de produtividade.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Filipetto, os números finais ainda estão sendo fechados, mas a produtividade média caiu cerca de 40% com relação ao obtido na safra passada.

A liderança conta que houve reuniões na sede do Sindicato com produtores que vão ter dificuldades para entregar todos os volumes já comprometidos. Nesses casos, a recomendação da entidade é que o produtor chame a empresa contratante para ver a realidade das lavouras e busque renegociar estes contratos individualmente.

Outro fator que contribuiu para a queda de produção foi o ataque de pragas como o percevejo barriga verde e a cigarrinha. O presidente relata que têm realizado campanhas no município para que os produtores se preocupem com o milho tiguera e evitem fazer plantio de milho sobre milho para ajudar no controle ao avanço das pragas.

Pensando no futuro, o planejamento para a próxima safra de soja 2021/22 já está bastante adiantado e a expectativa no município é para que as chuvas cheguem antes neste ano e possibilitem um plantio mais cedo, evitando que os problemas com atrasos se repitam nos próximos ciclos.

Filipetto ainda recomenda que os produtores invistam na construção de armazéns dentro das propriedades para terem controle maior sobre o momento de negociar sua safra, podendo assim aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Texto/Fonte: Notícias Agrícolas / Guilherme Dorigatti