Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) será o governador de São Paulo pelo decorrer dos próximos quatro anos. Com 95,84% da apuração concluída, ele aparece com 55,30% dos votos válidos e, dessa forma, não pode mais ser ultrapassado pelo seu oponente neste segundo turno, Fernando Haddad (PT), informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com o resultado, Tarcísio obtém êxito logo em sua estreia em candidaturas. Ministro da Infraestrutura do início de 2019 até março deste ano, ele nunca havia disputado pleito algum na política partidária. Diferentemente dele, Haddad já havia disputado eleições para a prefeitura de São Paulo e pela Presidência da República.
A eleição de Tarcísio, que é aliado do presidente Jair Bolsonaro, sacramenta o fim de uma era na política paulista. Isso porque o comando do Palácio dos Bandeirantes passará a ser de responsabilidade de alguém que não seja filiado ao PSDB — partido que vencia a disputa eleitoral desde 1994.
Natural do Rio de Janeiro, o novo governador eleito de São Paulo é capitão militar da reserva do Exército. No poder Executivo paulista, ele terá a companhia de Felício Ramuth (PSD) — que compôs a chapa como candidato a vice-governador. Ramuth é ex-prefeito de São José dos Campos (SP).