Uma massa de ar polar avança sobre o Centro-Sul do Brasil nesta terça-feira (24), derrubando as temperaturas e podendo provocar neve em cidades serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para mínimas de até -7 °C em regiões como Bom Jardim da Serra (SC) e São José dos Ausentes (RS). A previsão é de geada ampla no Sul, sul de Minas Gerais, interior de São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul.
Segundo o meteorologista Allef Matos, da Climatempo, a possibilidade de neve permanece até o início da manhã desta terça em localidades da Serra Gaúcha e Catarinense, apesar do ar seco que acompanha a frente fria. Caso ocorra, o fenômeno pode deixar até 5 cm acumulados.
Além do frio extremo, o tempo será firme, com sol predominando durante o dia, mas com sensação térmica muito baixa. Em cidades como Curitiba (PR), os termômetros podem marcar entre 0 °C e 1 °C, enquanto em Campo Grande (MS) e São Paulo (SP) as máximas não devem passar de 14 °C. No interior paulista, mínimas entre 3 °C e 4 °C são esperadas em municípios como Apiaí e Itararé.
Na madrugada de quarta-feira (25), está previsto o ápice da onda de frio. Cidades como General Carneiro (PR) podem atingir -6 °C. No Centro-Oeste, o fenômeno será sentido principalmente no sul do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de geada em Campo Grande — um evento incomum na capital.
Enquanto isso, o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais e Goiás podem ter pancadas de chuva antes da chegada do ar frio, que avança rapidamente secando essas áreas. A expectativa é que o frio perca força a partir de quinta-feira (26), mas a região Sul deve continuar com temperaturas baixas até o final da semana.