Foto: Reprodução
Terça, 07 de junho de 2022 - 13:55:09
Tempo seco já preocupa especialistas em Sorriso
TEMPO SECO

Nos últimos dias, quem sai de casa cedo tem percebido a presença de uma grande núvem de fumaça pairando na cidade. Segundo a Defesa Civil, a fumaça tem vindo de municípios vizinhos com a força do vento e se instala em Sorriso à noite, produzindo uma densa núvem. Por isso, nas primeiras horas do dia, é possível ver a presença da fumaça no ar.

O fenômeno causa preocupação aos especialistas em saúde respiratória como a pneumologista Simone Oliveira, tendo em vista que o período de seca está apenas começando e os sorrisenses já estão sentindo os efeitos de um dos períodos mais complicados para a saúde, principalmente de crianças, idosos e quem já sofre de doenças crônicas respiratórias.

A mistura do tempo seco com o frio pode trazer diversos danos à saúde. Gripes, resfriados e dores de garganta estão entre as patologias mais comuns causadas pela baixa umidade provada pelo clima.

Por conta disso, há um grande aumento na demanda de pacientes nos hospitais e clínicas médicas nesse período.

Segundo os especialistas é possível evitar o agravamento dos sintomastomando alguns cuidados entre eles manter a casa arejada, evitando poeira, ter hábitos saudáveis com boa alimentação, manter a hidratação do corpo em dia, colocar bacias de água no ambiente. 

Texto/Fonte: Portal Sorriso