Foto: Wahidullah Kakar/ AP
Monday, 01 de September de 2025 - 16:38:09
Terremoto de magnitude 6,0 deixa mais de 800 mortos no país
DESTRUIÇÃO NO AFEGANISTÃO

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão nesta segunda-feira (1º), deixando mais de 800 mortos e centenas de feridos. O tremor ocorreu entre as províncias de Kunar e Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, a cerca de 200 quilômetros de Cabul, e já é considerado um dos mais devastadores da recente série de abalos sísmicos no país.

O epicentro foi localizado a apenas 8 quilômetros de profundidade, o que intensificou os impactos e fez com que o terremoto fosse sentido também na capital afegã e até em Islamabad, no Paquistão. Horas depois, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou pelo menos cinco réplicas, com magnitudes entre 4,3 e 5,2.

As autoridades relataram que vilarejos inteiros foram destruídos. Como muitas casas eram feitas de argila, o impacto foi ainda maior em uma região já fragilizada por chuvas e enchentes nas últimas semanas. Em Kunar, imagens mostram moradores improvisando o transporte de corpos e feridos, enquanto soldados talibãs carregavam vítimas para o aeroporto de Jalalabad.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman, os números de mortos e feridos ainda devem aumentar, já que as buscas estão concentradas em uma área montanhosa e de difícil acesso. “O número de vítimas é alto, mas nossas equipes seguem no local”, disse, pedindo ajuda internacional.

As operações de resgate dependem quase exclusivamente de helicópteros, devido à geografia da região. Em hospitais próximos, médicos relataram que vítimas chegam sem parar; um profissional ouvido pela Reuters disse estar recebendo uma pessoa a cada cinco minutos.

A ONU anunciou que já mobilizou diversas de suas agências para auxiliar no resgate em pelo menos quatro províncias. O governo talibã afirmou que todos os recursos disponíveis estão sendo empregados para salvar vidas.

O Afeganistão é considerado um dos países mais vulneráveis a terremotos devido à sua localização sobre falhas geológicas na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Somente em 2024, tremores no país resultaram em cerca de mil mortes.

Texto/Fonte: G1