Foto: Reprodução
Wednesday, 25 de December de 2024 - 19:07:17
Tragédia anunciada: Dnit e população alertaram sobre ponte que caiu
GERAL
Moradores fizeram registros da situação precária da ponte, e termo de referência do Dnit apontou fissuras, danificações e irregularidades

Reclamações de motoristas, vídeos de moradores e documento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de cinco anos atrás apontavam para a tragédia que, no domingo (22/12), culminou na queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Inaugurada em 1960, a estrutura liga os estados do Maranhão e Tocantins.

Até o momento, quatro pessoas morreram e 13 seguem desaparecidas. A causa oficial do desabamento de parte da ponte ainda será investigada, mas, conforme mostram registros feitos pela população da região e pelo Dnit, é possível ver que a estrutura tinha fissuras, danificações e irregularidades há anos, conforme mostrou em primeira mão o Metrópoles, na coluna de Tácio Lorran.

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Ao menos oito veículos caíram durante a tragédia, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. A contaminação do rio com material perigoso fez com que as buscam fossem suspensas por um período, mas elas já foram retomadas.

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No exato momento da tragédia, o vereador de Aguiarnópolis (TO) Elias Junior (Republicanos) estava no local fazendo vídeos de denúncias sobre a situação precária da ponte. Andando pelo acostamento, ele mostrava rachaduras no asfalto. De repente, ele e outras pessoas que estavam no local escutaram estalos e viram a estrutura ceder.

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Denúncias sobre rachaduras na ponte já eram feitas por quem passava pelo local há bastante tempo. Em um documento de janeiro de 2020, obtido pelo Metrópoles, na coluna de Tácio Lorran, o Dnit apontou “vibrações excessivas”.

 

11 imagens

Dnit apontou fissuras e "vibrações excessivas" anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar

Dnit apontou fissuras e "vibrações excessivas" anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar

Dnit apontou fissuras e "vibrações excessivas" anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar

Dnit apontou fissuras e "vibrações excessivas" anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar

Dnit apontou fissuras e "vibrações excessivas" anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar

A análise do Dnit identificou também danificações no balanço lateral da ponte e irregularidades na geometria das lâminas (os pilares achatados que sustentavam a estrutura estavam tortos, o que era possível ver a olho nu). Além disso, expôs que as armaduras (ferragens) se encontravam expostas e corroídas. Havia fissuras em todos os pilares.

Em maio deste ano, os documentos que mostravam a situação da ponte foram anexados a um edital de R$ 13 milhões do Dnit para a contratação de empresa a fim de fornecer estudos preliminares e executar as obras de reabilitação da ponte. A licitação, no entanto, foi fracassada, sem que nenhuma empresa tenha vencido.

O edital fez parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), do Dnit. No termo de referência, o Dnit apontava que a reabilitação da ponte se fazia necessária para que “sua integridade e segurança passem a ser compatíveis com as normas atuais”.

Após a tragédia, o Dnit informou em nota que técnicos da autarquia estão no local para acompanhar a situação e apontar possíveis causas do desabamento. Além disso, o órgão declarou que existe um contrato de manutenção da BR-226/TO ainda em vigência, até julho de 2026, que prevê a execução de serviços com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e dar mais segurança aos usuários da rodovia.

Após ponte cair, governo anunciou reconstrução

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na segunda-feira (23/12) que o governo federal vai destinar entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões para a reconstrução da ponte.

Renan Filho visitou o local do acidente ao lado dos governadores Carlos Brandão, do Maranhão, e Wanderley Barbosa, de Tocantins, além do diretor do Dnit, Fabrício Galvão. O ministro também informou que haverá um decreto emergencial para acelerar a reconstrução da estrutura.

Segundo o ministro, a ponte deve ser entregue em 2025. “Temos todas as condições técnicas para reconstrução e também os recursos financeiros necessários”, ressaltou Filho.

Texto/Fonte: Gabriel Buss