Três homens, com idades de 42, 51 e 57 anos, foram presos na quinta-feira (10) após serem pegos retirando madeira de forma ilegal dentro da Estação e Reserva Ecológica do Estado Rio Ronuro, em Mato Grosso.
A polícia encontrou toras de madeira cortadas e outras já serradas no local. Ao entrarem na mata, os agentes localizaram um acampamento onde estavam os suspeitos. Eles disseram que tinham sido contratados para um serviço, mas não explicaram qual.
Os homens contaram que não sabiam onde estava o trator usado para o corte e afirmaram que uma das máquinas havia estragado e sido levada para conserto na cidade de Feliz Natal, a 515 km de Cuiabá.
Eles foram levados para a delegacia de Feliz Natal, onde prestariam depoimento. O acampamento foi desmontado e, durante a ação, a polícia apreendeu uma motosserra, celulares e uma antena de internet.
Operação investiga esquema com madeira ilegal
No mesmo dia, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) realizou uma operação contra três madeireiras, além de servidores públicos, engenheiros florestais, caminhoneiros e intermediários.
Segundo a Polícia Civil, uma organização sem fins lucrativos do município, comandada por agentes públicos, está sendo investigada por envolvimento em um esquema de extração, venda e transporte de madeira ilegal.
A investigação aponta que madeiras apreendidas em fiscalizações anteriores e repassadas legalmente pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para essa entidade estavam sendo vendidas em leilões para empresas envolvidas com desmatamento ilegal.