Foto: Polícia Civil
Sexta, 12 de novembro de 2021 - 13:56:53
Três pessoas são presas transportando 2 toneladas de agrotóxicos contrabandeados em MT
CONTRABANDO
Suspeitos devem responder por associação criminosa, contrabando, uso de documento falso, falsidade ideológica, crime ambiental e crime da legislação aplicada a uso de agrotóxicos.

Três pessoas foram presas transportando duas toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (11). Os suspeitos devem responder por associação criminosa, contrabando, uso de documento falso, falsidade ideológica, crime ambiental e crime da legislação aplicada a uso de agrotóxicos.

De acordo com a Polícia Civil, a carga está avaliada em R$ 3 milhões. Na ação, foram apreendidos diversos tipos de defensivos, entre eles, o benzoato, que totalizou 800 quilos e tem comercialização proibida no Brasil.

A polícia disse que equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) receberam informações de que a carga de defensivos havia chegado a Tangará da Serra, que estavam camuflados em embalagens de adubo foliar.

Defensivos agrícolas estavam escondidos em sacos de adubos em MT — Foto: Polícia Civil

Defensivos agrícolas estavam escondidos em sacos de adubos em MT — Foto: Polícia Civil

Durante buscas na região, os policiais encontraram uma camionete carregada com sacos de adubos que descarregou os produtos em uma chácara e saiu, retornando carregada.

Segundo a polícia, foram feitas quatro viagens transportando e descarregando os sacos, quando então os policiais abordaram dois suspeitos que estavam na chácara e descobriram que os produtos se tratavam de defensivos e não de adubos, como mostrava a embalagem.

Em um galpão na propriedade, os policiais também encontraram quantidades de benzoato, além dos ensacados em embalagens de adubo foliar, e ainda sacos de um defensivo de origem paraguaia, 'Tiamexam'.

A polícia afirmou que os suspeitos não conseguiram explicar a origem da carga e apresentaram uma nota fiscal como sendo de adubo foliar, no entanto, no documento não constava o nome de nenhum dos detidos.

A nota estava em nome de uma empresa de Tangará da Serra que comercializa produtos agrícolas na região. Os policiais seguiram até a empresa, onde localizou o proprietário, que também foi preso em flagrante.

Texto/Fonte: G1 MT