Três dos 14 presos que fugiram da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, foram recapturados nesta segunda-feira (10) na região de Canarana. Segundo a Polícia Militar, a prisão ocorreu após denúncia de moradores.
Os presos também teriam invadido propriedades em Serra Nova Dourada, no domingo (9). Os policiais foram até a região e procuravam os fugitivos desde a noite, até que localizaram três presos pela manhã.
Policiais militares e penais participam da operação e encaminharam os presos até a delegacia da Polícia Civil em Água Boa.
São os primeiros presos localizados após a fuga ocorrida há uma semana.
A fuga
As circunstâncias da fuga de 14 presos de alta periculosidade, na noite do dia 3 deste mês, da Penitenciária Regional Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, são apuradas pela Polícia Civil.
Foi encontrado um túnel escavado, de aproximadamente 30 metros, que saiu da cela 1, localizada na Ala 1 do Raio Azul, destinado a criminosos de alta periculosidade.
Para cavar o túnel no piso, que tem entre 20 e 30 centímetros de espessura, os presos utilizaram instrumentos artesanais feitos a partir de materiais das grades e das paredes das celas.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) divulgou a lista com o nome dos 14 presos que fugiram da penitenciária.
Foram identificados como: Amarildo Roberto da Silva Junior, Cleverson Alves da Silva, Edinei Abrão Rodrigues, Euziques Matos da Silva Neto, Gederlan da Silva Souza, Helio Candido Fernandes, Joab da Silva Pontes, Leonardo Gabriel dos Santos, Luan Carlos Valentim de Souza, Maykon José Cohgi, Robson Ferreira de Souza, Thiago Ferreira de Araújo, Thiago Vinicius Barbosa da Silva e Weste Junio Nunes Gama.
Imagens divulgadas mostram o tamanho do túnel e sacos de areia armazenados em uma das celas da penitenciária.
A penitenciária abriga cerca de 600 presos, muitos deles considerados perigosos e integrantes de facções criminosas no estado. A unidade fica a 25 km de Água Boa.