Mais de 13 milhões de estudantes chineses enfrentaram, entre os dias 7 e 10 de junho, o gaokao, conhecido como o vestibular mais difícil do mundo. A maratona de provas exige conhecimentos profundos em diversas áreas — e até nas questões de inglês o nível é alto. Para ilustrar, o g1 selecionou três perguntas de edições anteriores da prova. Será que você acertaria?
Good families are much to all their members, but ______ to none.
A) something
B) anything
C) everything
D) nothing
It’s a ______ clock, made of brass and dating from the nineteenth century.
A) charming French small
B) French small charming
C) small French charming
D) charming small French
______ ourselves from the physical and mental tension, we each need deep thought and inner quietness.
A) Having freed
B) Freed
C) To free
D) Freeing
As perguntas testam habilidades como uso correto de pronomes e quantificadores, ordem gramatical de adjetivos e emprego adequado de formas verbais — temas menos comuns em vestibulares brasileiros, como o Enem.
Segundo especialistas, enquanto o gaokao foca fortemente na gramática normativa, cobrando domínio técnico em frases diretas, o Enem prioriza a compreensão de texto e o contexto comunicativo. No Enem, é comum encontrar quadrinhos, propagandas e trechos literários com perguntas que exigem interpretação e análise da ideia principal, sem exigir diretamente regras gramaticais.
O professor Glauco Augusto (Faculdade Cultura Inglesa) destaca que o modelo chinês exige "construções gramaticais precisas e respostas objetivas", em contraste com a abordagem interpretativa e contextualizada do exame brasileiro.
A diferença reflete não apenas os métodos de ensino nos dois países, mas também os perfis avaliativos das universidades e do sistema educacional como um todo.
Respostas corretas:
1. C)
2. D)
3. C)