O presidente dos EUA Donald Trump elogiou nesta sexta-feira (9) a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como papa Leão XIV, destacando o orgulho nacional pela nomeação do primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.
Em publicação no TruthSocial, Trump afirmou: “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país.” O republicano ainda acrescentou: “Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo.”
No funeral do papa Francisco, em abril, Trump chegou a indicar outro favorito ao trono pontifício: o cardeal Timothy Dolan, de Nova York. “Temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York e é muito bom”, disse na época, antes de brincar que gostaria de ser papa: “Seria a minha primeira escolha.”
O novo pontífice, de 69 anos, ocupa desde 2023 os cargos de prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Apesar de americano de nascimento, Prevost construiu a maior parte de sua carreira religiosa no Peru, onde entrou para a ordem agostiniana em 1985 e liderou a diocese de Chiclayo. De perfil discreto, voz calma e formação sólida em direito canônico, ele é visto como um continuador das reformas do papa Francisco.