O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (17) que o líder venezuelano Nicolás Maduro “não quer se meter” com Washington, em meio ao aumento das tensões entre os dois países. Segundo Trump, Maduro teria oferecido “tudo” — inclusive recursos naturais da Venezuela — em tentativas de negociação com os EUA.
“Ele ofereceu tudo, é verdade. Sabe por quê? Porque ele não quer arrumar confusão com os Estados Unidos”, afirmou Trump, ao responder a um repórter sobre as tratativas reveladas pela imprensa americana.
De acordo com o The New York Times, Maduro tentou negociar petróleo e minerais venezuelanos em troca de um acordo político com Washington, mas a oferta foi rejeitada pela Casa Branca, que encerrou o canal diplomático com Caracas.
As propostas teriam sido conduzidas pela vice-presidente Delcy Rodríguez e por seu irmão Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional. As conversas, mediadas pelo Catar, previam um governo de transição e até o exílio de Maduro em países como Catar ou Turquia. No entanto, fontes americanas alegaram que o plano manteria estruturas criminosas do atual regime “sob outro disfarce”.
Em meio ao impasse, os Estados Unidos intensificaram operações militares na região, com ataques a embarcações suspeitas de narcotráfico que resultaram na morte de pelo menos 27 pessoas. Em resposta, Caracas determinou exercícios militares permanentes e convocou civis para o alistamento, com treinamento no uso de armas de fogo.