Foto: Divulgação
Sábado, 28 de agosto de 2021 - 09:59:05
Turismo em Mato Grosso: 7 destinos para se conectar com a natureza
TURISMO

Mato Grosso esconde destinos com beleza cênica sem igual. Em seu imenso território, com abundância de rios de águas claras e muitas cachoeiras, tornou-se uma das rotas do ecoturismo no Brasil. Para fugir do óbvio, listamos 7 cidades que valem estar no roteiro da sua próxima viagem.

Antes de começarmos nossa lista, é importante dizer que a melhor forma de conhecer Mato Grosso é viajando de carro. Os atrativos geralmente estão em área rural e não possuem linha de ônibus local. Outro ponto é que a maioria dos guias/agências cobram valores altos pelo transporte.

Além disso, ao viajar de carro, você pode conhecer vários atrativos pelo caminho: Dá uma olhada no mapa da Rota das Águas: 2mil km de belezas naturais em Mato Grosso.


Campo Novo dos Parecis

Salto do Utiariti em Campo Novo dos Parecis - MT

Alguns comparam as águas de Campo Novo dos Parecis ao Caribe. Não é para menos - as águas de cor verde-esmeralda encantam aos visitantes, que além das belas paisagens e se refrescarem nas cachoeiras, podem conhecer mais sobre a cultura indígena do povo Haliti-Pareci. A maior parte dos atrativos de Campo Novo está em território indígena. É no leito do rio Sacre e Papagaio, por exemplo, que se formam belas praias e enormes cachoeiras, como o Salto do Utiariti.

Como chegar: São 400 km de Cuiabá até a cidade de Campo Novo dos Parecis. A cidade oferece várias opções de hospedagem e alimentação. Da cidade até os atrativos, é preciso enfrentar alguns quilômetros de estrada de chão.

Como funciona: Na maioria dos atrativos, não é obrigatório guia/agência, apenas agendamento prévio com os próprios indígenas. Em algumas aldeias é permitido camping, mas sem infra-estrutura. 

Sorriso


Conheça a prática do caiaque que vem conquistando os sorrisenses

Esporte é dedicação, é conscientização, respeito e admiração. O caiaque está aí para mostrar que os desafios podem ser superados através da atenção e as boas sensações.

Sorrisos como este são comuns de serem vistos por quem participam, sorrisos como estes podem ser vividos por ainda mais pessoas. É adrenalina, é superação, e é bem aqui no coração de Sorriso.

Rumos & Remos  (66)9.9991-0102

Barra do Garças

Fazenda Recanto da Serra em Barra do Garças - MT

Barra do Garças é um dos destaques do ecoturismo em Mato Grosso. A mística Serra do Roncador, o Complexo da Bateia, a Fazenda Recanto da Serra e o Parque Estadual Serra Azul são os principais roteiros para os mais aventureiros. São trilhas, cachoeiras e muitas histórias que nos liga com o sagrado da natureza. Além do ecoturismo, a cidade também realiza o festival de praia, durante os meses de junho a agosto, período em que é permitido acampar nas praias do Rio Araguaia.

Como chegar: Barra do Garças está localizada à 521 km de Cuiabá - MT e 380 km de Goiânia - GO.

Como funciona: Os principais atrativos da cidade estão em fazendas particulares, que podem ser visitadas apenas com guia/agências credenciadas. No entanto, existem vários lugares, como o Parque Estadual da Serra Azul, o Parque das Águas Quentes, entre outros, que podem ser visitados sem guia. Alguns são gratuitos.

Para conhecer todos os atrativos de Barra do Garças e saber funciona cada um deles,  acesse o link abaixo. No artigo, indicamos o localizador, valores, contato para agendamento, e claro, como funciona a visitação.

Nova Xavantina

Rancho Ponte de Pedra em Nova Xavantina - MT

Nova Xavantina é uma pequena cidade da região Araguaia. Foi morada dos irmãos Villas Boas - da Expedição Roncador-Xingu, e atualmente está na rota das novas expedições voltadas para o ecoturismo em Mato Grosso. São belas praias ao longo do leito do Rio das Mortes e várias cachoeiras de águas claras, que nos convidam a ficar por ali, caminhando e apreciando a paz interior.

Como chegar: Nova Xavantina está localizada à 661 km de Cuiabá e 533 km de Goiânia. Para chegar até a cidade, é preciso passar por Barra do Garças e subir 150 km pela BR-158. É uma ótima opção para quem desejar conhecer um pouco mais da região do Araguaia.

Como funciona: Na maioria dos atrativos, não é obrigatório a presença de um guia e o agendamento pode ser realizado diretamente com os empreendimentos locais. No entanto, alguns lugares e trilhas só podem ser acessados com guia, para a própria segurança dos visitantes.

Para saber funciona a visitação em cada um deles,  acesse o link abaixo. No artigo, indicamos o localizador, valores e contato para agendamento.

Vila Bela da Santíssima Trindade

5

Cânion do Jatobá em Vila Bela - MT

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco é o principal atrativo de Vila Bela da Santíssima Trindade. Possui 158 mil hectares de extensão e abriga centenas de cachoeiras, piscinas naturais, vales e uma vegetação que reúne Floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal. Atualmente, apenas algumas trilhas e cachoeiras estão abertas à visitação.

A cachoeira e Cânion do Jatobá são lugares de destaque no Parque. A cachoeira possui 252 metros de queda (a maior do estado) e o cânion do Poço Azul, 150 metros de extensão, com pontos de até 8 metros de profundidade, perfeito para mergulho.

Como chegar: Vila Bela da Santíssima Trindade está localizada à 531 km de Cuiabá. Para chegar é preciso passar por Cáceres, cidade da famosa Dolina Milagrosa.

Como funciona: O parque não possui nenhuma infra-estrutura é necessário a contratação de um condutor local/guia para fazer os passeios. No link abaixo, explicamos como funciona cada um dos atrativos, indicamos como chegar, valores e contato dos guias.

Nobres

Rio Salobra em Nobres - MT

A pequena Vila de Bom Jardim em Nobres é o principal destino para quem gosta de flutuação em águas azuladas e observação da fauna aquática em Mato Grosso. São vários pontos para mergulho no Rio Salobra e Triste, e ainda atividades como boia-cross, cavernas e trilhas. O destaque de Bom Jardim fica por conta da Cachoeira Azul, localizada no Sesc Serra Azul, que além de flutuação na cachoeira, oferece atividades como tirolesa e arborismo.

Como chegar: A Vila Bom Jardim e Coqueiral está localizada à 15o km de Cuiabá. A estrada é asfaltada, no entanto, para chegar até os atrativos é preciso percorrer pequenos trechos de estrada de chão.

Como funciona: Para visitação é necessário emitir um voucher com a agência local. O procedimento é simples, você entra em contato com antecedência, agenda e faz os passeios que escolheu.

No artigo abaixo, listamos todos os atrativos e como funciona cada um, como localização e valores.

Jaciara

Cânion das Índias em Jaciara - MT

Jaciara é famosa pelos esportes radicais. A prática de rafting se popularizou na cidade, que oferece atividades inusitadas, como surf de rio e balonismo. Para aqueles que preferem trilhas e cachoeiras, existem três circuitos que se destacam: O Cânion das Índias, o Vale do Chico e o Complexo da Mulata, todos com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas em meio ao cerrado.

Como chegar: Está localizada à 146 km de Cuiabá e apenas 73 km de Rondonópolis - MT.

Como funciona: O Cânion das Índias, Vale do Chico e Cachoeira da Fumaça, bem como o rafting e Surf de Rio, é preciso agendamento prévio com os empreendimentos. Já o Complexo da Cachoeira da Mulata, a entrada é livre e gratuita.

Chapada dos Guimarães

Estada Parque Chapada dos Guimarães - MT - foto: @ademir_santos2

Chapada dos Guimarães dispensa comentários, é um dos destinos mais visitados em Mato Grosso. A aventura começa na estrada parque, com belas paisagens dos paredões de arenito. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é o atrativo mais visitado da cidade, mas você ainda pode conhecer outros, espalhados em perímetro urbano e rural. A cidade oferece uma ampla opção de hospedagem, camping e alimentação.

Como chegar: Localizada à 70 km de Cuiabá, fácil de chegar, não tem mistério.

Como funciona: A maioria dos atrativos do Parque Nacional e alguns particulares, só é possível visitar com a presença de um guia local. Mas existem vários outros, que podem ser visitados sem a presença de um guia, com pagamento de pequenas taxas.

 

Texto/Fonte: Mapa do Mato