Foto: Reprodução
Sábado, 05 de fevereiro de 2022 - 18:31:33
TV Assembleia exibe documentário inédito sobre ritual indígena Kuarup
TV ASSEMBLEIA

A TV Assembleia (TVAL) exibe, neste sábado (5), um documentário autoral inédito intitulado “Kuarup – o fim do luto dos Kuikuro”, que expressa a riqueza e tradição dos índios que vivem no Parque Nacional do Xingu e explica o ritual Kuarup, festa em honra e despedida dos mortos das tribos.

O documentário mostra com detalhes, imagens e relatos de nativos, a importância e respeito à harmoniosa cultura indígena, um ritual festivo em homenagem aos mortos considerados filhos diletos da criação. Segundo o deputado Wilson Santos (PSDB), que já participou do Kuarup, no Parque do Xingu vivem quase oito mil indígenas de 13 etnias diferentes. “É um mosaico de línguas, de cultura, algo fantástico, espetacular, em nível mundial”, disse o parlamentar.

O Kuarup ocorre sempre um ano após a morte dos parentes indígenas. O documentário traz os preparativos, como os troncos de madeira que representam cada homenageado. Eles são colocados no centro do pátio da aldeia, ornamentados, como ponto principal de todo o ritual. Em torno deles, a família faz uma homenagem aos que se foram. Passam à noite toda acordados, chorando e rezando pelos seus familiares perdidos. E é assim, com rezas e muito choro, que se despedem, pela última vez dos entes queridos.

Conforme o superintendente da ALMT, jornalista Jaime Neto, o documentário ‘Kuarup – O fim do luto dos Kuikuro’, marca os 20 anos da TVAL. “O material ficou extremamente rico em termos de cultura indígena mato-grossense e faz parte desse conjunto de documentários que a TVAL vem fazendo”, disse, recordando que o último material exibido, no ano passado, foi o intitulado “Pantanal, futuro incerto”, quando foi necessário um ano de trabalho para produção que gerou grande repercussão no Estado.

SERVIÇO

O documentário estreia hoje no canal 30.1, às 8h30 e reprise às 13h30 e 18h30. E no domingo, às 8h30, 13h30 e 19h. Lembrando que o material etambém estará disponível   no Youtube, no endereço: tvassembleiamt.

Texto/Fonte: HIPER NOTÍCIAS