Foto: Reprodução
Quarta, 20 de julho de 2022 - 14:51:00
UPA passará por reforma e ampliação; previsão é investir meio milhão
REFORMA NA UPA

Se você passou pela Avenida Porto Alegre, na altura da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava e percebeu algo de diferente, como os tapumes (sim! Estamos falando daquelas instalações provisórias em canteiros de obras), não precisa se assustar, não. Tudo isso é porque já teve início o trabalho de reforma e ampliação da UPA. A obra integra o Programa Revitalização e está orçada em R$ 500 mil de recursos próprios do Município que deverão ser usados na ampliação do espaço – serão 321,23m² a mais e na manutenção e reparos na cobertura de danos causados pelas infiltrações que acabaram danificando o forro e a pintura das áreas sem laje da Unidade.

Conforme o memorial, nos novos 321,23m² serão realizadas ampliação na recepção, salas administrativas, área de emergência e de observação; além da construção e de adequação de novos banheiros e de área de descanso. Também deverá ser construída uma sala de isolamento e outra de manutenção. Hoje a Unidade conta com 898,92m², após a ampliação ser realizada o espaço total será de 1.290,15m².

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, pontua que toda a mão de obra será própria de servidores da pasta. “O valor estipulado em R$ 500 mil será usado unicamente na aquisição de materiais”, explica. E vale lembrar que qualquer transtorno que possa vir a ocorrer, é por um bom motivo, afinal a UPA será totalmente reformulada.

Já o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca que a UPA é referência para cerca de 100 mil habitantes do Município e também das circunvizinhanças, realizando em média 350 atendimentos diários. “Porém, em alguns períodos com maior índice de procura já registramos mais de 450 atendimentos/dia”, explica.  Hoje a Unidade conta com 90 profissionais que atuam nas equipes de enfermagem, médica, administrativo, recepção, limpeza e manutenção.

“O nosso objetivo com a reforma é propiciar mais conforto e segurança tanto para quem trabalha na unidade quanto para os usuários. Além disso, há a questão da durabilidade do prédio que necessita de manutenção e reparos constantes”, destaca.

Sílvio frisa que hoje o atendimento da UPA Sara Akemi Ichicava já configura como porte II por atender mais de 300 pacientes/dia e contar com 9 leitos de estabilização. Contudo, com a reforma serão realizadas as adaptações necessárias para a legalização desse atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA Porte II deve ter 9 a 12 leitos de observação; capacidade de atender até 300 pacientes por dia com população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Uma UPA Porte I, como a Unidade está oficializada hoje, tem de 5 a 8 leitos de observação com capacidade para atender até 150 pacientes por dia e população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. “Há muito tempo nosso atendimento ultrapassou essa prerrogativa”, frisa o gestor da pasta.

Inaugurada e em funcionamento desde novembro de 2012, a UPA atualmente é referência para o Corpo de Bombeiros, além das 28 unidades de Programas de Saúde da Família (PSF) que integram a rede de atenção básica do município e também para a rede de atenção especializada como o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Reabilitação (CRR), dentre várias outras situações.

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura