Foto:
Terça, 19 de janeiro de 2021 - 07:47:05
Vacinas contra o coronavírus chegam em Mato Grosso; enfermeira é a primeira imunizada
CORONAVÍRUS
Nove profissionais de Saúde, que estão na linha de frente de enfrentamento à covid, serão imunizados nesta noite de segunda-feira

O primeiro lote com 126 mil doses da vacina contra o coronavírus acaba de chegar, em um avião comercial no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Há pouco, teve início um ato simbólico com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e demais autoridades para imunizar a primeira mato-grossense.

Foi a técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos. Ela é mãe de dois filhos e acadêmica do curso de Enfermagem.  “A alegria de receber a vacina é muito grande. É uma luta diária, uma guerra contra um vírus invisível. Sentimos esperança de que, aos poucos, o mundo voltará ao normal”, disse.

O ato simbólico seguiu com a vacinação de outros profissionais de saúde do Estado. Em seguida, o governador Mauro Mendes concedeu entrevista coletiva.

“Lamentamos porque teremos ainda longos meses. Temos um longo caminho a ser percorrido até a ampla imunização. Por isso é extremamente importante que todos continuem a praticar as chamadas ‘medidas não farmacológicas de prevenção’, porque, segundo a ciência de todo o mundo, essa é ainda a maneira mais segura de evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, disse Mauro.

Há pouco o governo divulgou detalhes da imunização em Mato Gross. Na primeira etapa, serão 60.074 pessoas vacinadas com as duas doses. Nesse público estão contemplados os 28.758 indígenas que vivem em aldeias. Também serão imunizados trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos e moradores de asilos e instituições psiquiátricas com mais de 60 anos.

Na segunda fase, serão vacinados idosos com idades entre 60 e 74 anos. Já a terceira fase prevê a imunização de pessoas com diversas comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados, portadores de anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

A quarta etapa terá a imunização de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e detentos.

Nesta terça-feira, começa o transporte de Cuiabá para os municípios polos, que vão reencaminhar as doses para as demais cidades. O governo do Estado montou centrais regionais para agilizar a distribuição. No Nortão, será em Sinop. Ainda não foi detalhada a quantidade de doses para cada município.

Texto/Fonte: Com Rafael Souza