Foto: MTUOL
Thursday, 04 de July de 2024 - 08:53:11
Vazio Sanitário da Soja Entra em Vigor no Rio Grande do Sul
Vazio Sanitário da Soja Entra em Vigor no Rio Grande do Sul
Vazio Sanitário da Soja Entra em Vigor no Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (3), entra em vigor no Rio Grande do Sul o vazio sanitário da soja, conforme estabelecido pela portaria SDA/Mapa nº 1.111. Este período de restrição se estende até 30 de setembro de 2024 em todas as regiões do estado, proibindo a presença de plantas vivas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento.

O vazio sanitário é uma medida fitossanitária adotada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) para controlar a ferrugem da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Esta doença é conhecida por sua severidade, podendo resultar em perdas significativas na produção, que variam de 10% a 90%, dependendo da região.

A decisão de unificar o período de vazio sanitário em todo o estado foi resultado de um alinhamento entre o Mapa, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, destacou que a medida visa garantir eficácia no controle fitopatológico e epidemiológico da ferrugem da soja.

A partir de 1º de outubro de 2024 até 28 de janeiro de 2025, está previsto o período de semeadura da soja para a safra 2024/25 no estado, após o término do vazio sanitário.

Essas medidas são essenciais para proteger a produção agrícola e manter a qualidade das plantações de soja, contribuindo para a segurança alimentar e econômica da região.

Texto/Fonte: Fonte:Redação MTUOL com informações do CANALRURAL