Foram 5.529 votos para cada lado. Na eleição mais polarizada da história do Brasil, Guará (SP), na região de Ribeirão Preto (SP), é palco de um feito inusitado neste 2º turno. Lula (PT) e Bolsonaro (PL) foram escolhidos pelo mesmo número de eleitores.
Nesta segunda-feira (31), a população da cidade comentou o resultado inusitado de domingo. Teve quem não acreditou, quem achou curioso e quem pregou que, apesar da divisão, o grupo de amigos não pode ser desfeito.
“Desejo harmonia e paz. Não teve conflito, mas eu desejo paz, a cidade precisa. Aqui é só amizade mesmo, amizade não acaba. Política é política, amizade é amizade. Não pode misturar”, conta o aposentado Cláudio Rodrigues.
O pensamento é o mesmo do lavrador Emerson Henrique de Oliveira, que citou o futebol para exemplificar a disputa acirrada.
“Inacreditável, nunca ouvi falar de uma coisa dessas, só no futebol. A amizade continua, não pode parar, tem que sempre tocar em frente”.
LEIA TAMBÉM:
Eleitores de Guará, SP, comentam empate entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na cidade no segundo turno — Foto: Carlos Trinca/EPTV
O empate não foi exclusivo da cidade paulista. Em Irati (SC), os dois também ficaram com 50% do eleitorado.
O professor de matemática Tiago Figueiredo explica que a chance de ganhar na Mega-Sena é uma a cada 50 milhões de vezes. Pelos cálculos dele, o que aconteceu em Guará ocorre uma em cada 150 milhões de tentativas.
“É realmente um feito impressionante, uma coisa muito rara de acontecer. [...] Três vezes mais difícil do que ganhar na Mega-Sena. É uma coisa que raramente vamos presenciar de novo na nossa região”.