Foto: Arquivo
Monday, 14 de April de 2025 - 15:11:40
Venda de soja da safra 2024/25 em Mato Grosso se aproxima de 60% com alta nos preços
SOJA EM ALTA

A comercialização da safra 2024/25 de soja em Mato Grosso alcançou 58,98% da produção estimada, segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O volume representa um avanço de 4,01 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

O incremento nas vendas foi impulsionado pela alta nos preços da oleaginosa, motivada principalmente pela valorização do prêmio da soja. Em março, o preço médio negociado no estado foi de R$ 109,15 por saca, o que representa uma valorização de 1,08% frente ao mês de fevereiro.

Já em relação à safra 2025/26, as vendas atingiram 8,10% da produção projetada, avanço de 3,17 pontos percentuais no comparativo mensal. O movimento reflete a estratégia dos produtores em travar os custos da próxima temporada diante da instabilidade do mercado.

Apesar disso, o preço médio da soja negociada para a próxima safra apresentou leve recuo de 0,25% no mês, influenciado pela queda nas cotações da commodity na Bolsa de Chicago (EUA) e pela retração do prêmio, fatores que limitaram um avanço mais expressivo nas vendas.

Texto/Fonte: Só Notícias