Quinta, 11 de março de 2021 - 09:31:52
Vereador pede que Poder Executivo realize pagamento de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde
BASTIDORES
Esses profissionais tem efetivo contato com possíveis pessoas infectadas, elevando o grau de insalubridade e/ou periculosidade diante da pandemia

O parlamentar Iago Mella (Podemos) solicitou através da indicação nº 200/202, que o Poder Executivo  realize pagamento de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) diretamente envolvidos em medidas de combate a calamidade pública da Covid-19. Segundo a propositura  esses profissionais tem efetivo contato com possíveis pessoas infectadas, elevando o grau de insalubridade e/ou periculosidade diante da pandemia.

Segundo Iago Mella é de suma importância uma atenção especial às pessoas do setor de saúde, em particular as que desenvolvem trabalhos mais básicos de prevenção e atenção aos cidadãos, como os agentes comunitários de saúde. “Esses profissionais estão expostos diretamente com a população e vem realizando intenso trabalho, e em razão do perigo de contágio sendo que a exposição ao risco a saúde é rotineira, pedimos que eles recebam adicional de insalubridade”, destacou.

O pagamento do adicional de insalubridade é dever do município considerando essa exposição e o esforço desses profissionais que enfrentam a covid-19 diariamente para cuidar da nossa população e deve ser recompensado financeiramente. “Todos sabemos do grande esforço dos profissionais de saúde no combate à pandemia. Trabalhadores que estão colocando a própria vida em risco, expostos a uma alta carga viral,”, afirmou o vereador.

Texto/Fonte: