Foto: Reprodução
Sexta, 09 de fevereiro de 2024 - 17:03:43
Vídeo de Bolsonaro: veja a íntegra da reunião investigada pela PF em que foram discutidos ataques à democracia
PODER JUDICIÁRIO
Encontro ocorreu em julho de 2022 e material foi encontrado com Mauro Cid; ex-presidente ataca Lula e ministro do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra da gravação de uma reunião realizada no dia 5 de julho de 2022, no Palácio do Planalto, na qual que o ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) e ministros discutem o que a Polícia Federal chama de uma "dinâmica golpista". Trechos do encontro foram divulgados nesta sexta-feira com exclusividade pela colunista Bela Megale, do GLOBO.

 

 

Íntegra da reunião de Bolsonaro investigada pela PF onde se discutiu ataques à democracia

Reproduzir vídeo

 

 

 

Reproduzir

--:--/--:--

Silenciar som

Minimizar vídeoTela cheia

Íntegra da reunião de Bolsonaro investigada pela PF onde se discutiu ataques à democracia

Apreendido no computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a reunião ministerial é considerada peça central para montar a operação deflagrada pela Polícia Federal, e foi marcada por reações de nervosismo, ofensas, palavrões e destempero do então presidente. No encontro com ministros e aliados, o ex-chefe do Executivo, segundo a PF, "revela o arranjo de dinâmica golpista, no âmbito da alta cúpula do governo".

A reunião ocorreu dias antes do encontro que Jair Bolsonaro teve com embaixadores, marcada por ataques ao sistema eleitoral, que gerou a condenação do ex-presidente pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

 

Quem estava na reunião:

 

 

  • General Augusto Heleno, então comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
  • Paulo Guedes, então ministro da Economia
  • General Walter Braga Netto, então candidato a vice na chapa de Bolsonaro
  • Célio Faria Junior, então ministro da Secretaria de Governo.
  • Anderson Torres, então ministro da Justiça
  • Paulo Sérgio Nogueira, então ministro da Defesa
  • Mário Fernandes, então chefe-substituto da Secretaria-Geral da Presidência
  • José Carlos Oliveira, então ministro do Trabalho e Previdência
  • Marcelo Queiroga, então ministro da Saúde
  • Bruno Bianco, então advogado-geral da União
  • Joaquim Alvaro Pereira Leite, então ministro do Meio Ambiente
  • Tatiana Alvarenga, então ministra-substituta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Marcos Montes, então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Daniel de Oliveira Duarte, então ministro do Desenvolvimento Regional
  • Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, então secretário-geral da Marinha
  • Fábio Faria, então ministro das Comunicações
  • Filipe Barros, deputado federal (PL-PR)
  • Victor Godoy, então ministro da Educação
  • Ronaldo Vieira Bento, então ministro da Cidadania
  • Paulo Alvim, então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações
  • Bruno Eustáquio, então secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura
  • Fernando Simas Magalhães, então secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores
  • José Victor Santini, então assessor especial da Casa Civil
  • Adolfo Sachsida, então ministro de Minas e Energia
  • Wagner Rosário, então ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU)
  • Carlos Alberto Brito, então ministro do Turismo
  • Tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens da Presidência da República
  • Coronel Marcelo Câmara, então assessor especial no gabinete da Presidência da República.

 

 

'Contato com o inimigo'

 

Em um certo momento da reunião, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira afirmou que a pasta estava na "linha de contato com o inimigo", ao participar da comissão eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A participação dos militares na comissão ocorreu a convite do então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, com o intuito de dar mais transparência ao processo e de evitar questionamentos por parte do ex-presidente Bolsonaro e do seu entorno.

 

 

Na reunião em que Bolsonaro instiga uma ação dos ministros antes das eleições, temendo perder a disputa, Nogueira dá um panorama sobre como tem sido a ação dos militares na comissão.

— O que eu sigo nesse momento é apenas na linha de contato com o inimigo. Ou seja, na guerra, tem a linha de contato, linha de partida, vou romper aqui e iniciar a minha operação. Eu vejo as Forças Armadas e o Ministério da Defesa nessa linha de contato. Nós temos que intensificar e ajudar nesse sentido para que a gente não fique sozinho no processo — afirmou.

 

'Virar a mesa'

 

Na reunião, Augusto Heleno afirmou que se "tiver que virar a mesa é antes das eleições". No encontro, o então ministro também afirmou que era necessário agir "contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas".

— Não vai ter revisão do VAR. O que precisa ser feito, precisa ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições, se tiver que virar a mesa é antes das eleições. Depois das eleições será muito difícil que tenhamos alguma nova perspectiva, eles vão fazer tão bem feito, a conversa do [ministro do STF Edson] Fachin foi com os embaixadores para eliminar as condições de o VAR acontecer. No dia seguinte, todo mundo reconhece e fim de papo — declarou Heleno na ocasião.

TEMPUS VERITATIS :

Para a PF, a fala "evidencia a necessidade de os órgãos de Estado vinculados ao governo federal atuarem para assegurar a vitória do então presidente".

 

 

Em outro trecho, Heleno disse aos presentes que conversou com o diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) “para infiltrar agentes nas campanhas eleitorais”, sendo calado na sequência por Bolsonaro, que afirmou que essa informação deveria ser passada somente a ele.

 

Xingamento de Torres

 

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres afirmou que eles iriam "se foder" em caso de uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Torres, todos os presentes tinham "medo" porque o cenário era "ameaçador".

Na reunião, Torres fez referência a uma fala anterior de Bolsonaro, sobre a ex-presidente interina da Bolívia Jeanine Áñez, que foi presa sob a acusação de participar de um golpe.

O ex-ministro, em um momento do encontro, afirmou que atuaria junto à Polícia Federal para cumprir a ordem de Bolsonaro para tentar agir antes das eleições. Ele também afirmou serem verdadeiras as informações de que o PT teria ligações com a facção criminosa PCC.

 

'Cagada do bem'

 

Durante a reunião, Jair Bolsonaro traçou inúmeras críticas ao sistema eleitoral, ao STF e a Lula. O ex-presidente pediu aos ministros para tomarem atitudes antes das eleições, admitindo que seria derrotado nas urnas. Em fala conspiratória, ele sugere que a cadeira da presidência não é para homens como ele, e que a primeira eleição teria sido uma "cagada do bem".

— Como é que eu ganho uma eleição, um fodido como eu? Deputado do baixo clero, escrotizado dentro da Câmara, sacaneado, gozado, uma porra de um deputado — argumentou Bolsonaro.

Texto/Fonte: Por O GLOBO — Rio de Janeiro