Foto: Reprodução
Tuesday, 11 de November de 2025 - 17:03:29
Vídeo de tornado em pasto não foi gravado no Paraná, mas nos Estados Unidos
DESINFORMAÇÃO NAS REDES

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando um tornado atravessando um pasto não tem relação com os fenômenos que atingiram o Paraná na última sexta-feira (7). O conteúdo, que viralizou com a legenda “Tornado devastador atinge o Paraná”, foi gravado nos Estados Unidos e está sendo compartilhado fora de contexto. A checagem é do Fato ou Fake, do g1.

O registro original foi feito em 28 de junho de 2025, na cidade de Gary, no estado americano de Dakota do Sul, pelo caçador de tornados Ricky Forbes. Ele publicou o vídeo em sua página do Facebook no início de julho, descrevendo o fenômeno como um tornado EF3+, com ventos acima de 225 km/h e mais de 600 metros de altura, que destruiu a vegetação à frente de sua equipe.

Para verificar a origem do material, o Fato ou Fake utilizou a ferramenta InVID, que fragmenta vídeos em quadros estáticos, e realizou uma busca reversa no Google Lens. O resultado confirmou que o vídeo já havia sido publicado anteriormente em contas estrangeiras e não tem ligação com o Brasil.

O post enganoso foi publicado no Instagram no sábado (8), um dia após a devastação no interior paranaense, e somou milhares de visualizações ao associar falsamente as imagens aos tornados que deixaram sete mortos e mais de 800 feridos no estado.

O g1 reforça que conteúdos falsos sobre desastres naturais são comuns em momentos de crise, e recomenda que usuários verifiquem a origem do material, desconfiem de mensagens sensacionalistas e consultem fontes confiáveis antes de compartilhar.

A equipe do Fato ou Fake mantém um canal de verificação no WhatsApp (+55 21 97305-9827) para receber denúncias de possíveis boatos e desinformações que circulam nas redes.

Texto/Fonte: G1