Um homem morreu na manhã desta terça-feira (6) após ficar preso entre as portas da plataforma e do trem na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Segundo testemunhas, o passageiro foi arrastado e atropelado após a primeira porta de desembarque se fechar, seguida pela do trem, com o corpo do homem ainda entre elas.
Bruno Moreira Costa, que presenciou o acidente, descreveu o desespero no local: “O trem passou por cima dele. Todo mundo ficou desesperado e começou a chorar.” A auxiliar de limpeza Daniela dos Santos criticou a organização da linha e relatou “humilhação constante” na estação Santo Amaro: “Está cada vez pior”.
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação, confirmou a morte e afirmou que está colaborando com as autoridades e buscando identificar a vítima, que não portava documentos. A empresa informou que está apurando as circunstâncias do ocorrido e que todos os seus esforços estão voltados para localizar os familiares do homem.
Câmeras de segurança e relatos apontam que o passageiro ficou preso no vão entre as portas da plataforma e do trem, local em que há sensores de segurança. Testemunhas afirmam que, neste caso, os sensores não impediram a movimentação do trem.
O acidente provocou lentidão na linha, plataformas lotadas e transtornos para os passageiros. A circulação só foi normalizada após as 8h. A operação do metrô, porém, seguiu com críticas quanto à segurança e atendimento nas estações.