Inaugurado nesta segunda-feira (18.8) no município de Comodoro, a 640 km de Cuiabá, o 5º Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar promete agilizar o atendimento a mais de 118 mil pessoas em onze municípios da região oeste de Mato Grosso.
A unidade atenderá diretamente a população de Comodoro e também beneficiará moradores de Nova Lacerda e Rondolândia, antes assistidos pela 8ª Companhia de Pontes e Lacerda, além de Campos de Júlio, anteriormente coberta pelo Pelotão de Campo Novo do Parecis. Essas cidades somam mais de 39 mil habitantes em cobertura regional.
Antes da inauguração, os moradores de Comodoro precisavam esperar mais de 2 horas e meia pelo deslocamento da equipe de Pontes e Lacerda, percorrendo 197 km. Já Campos de Júlio estava a 167 km da unidade mais próxima e agora passa a ter apenas 76 km de distância, reduzindo o tempo de espera em cerca de 40 minutos.
Com a nova unidade, a 8ª Companhia de Pontes e Lacerda reduziu sua área de atuação de dez para sete municípios, diminuindo o tempo de resposta para mais de 79 mil habitantes.
O secretário de Segurança, coronel PM César Roveri, destacou que a unidade aproxima o Corpo de Bombeiros da população e torna o atendimento mais ágil nas três regionais: Comodoro, Pontes e Lacerda, e Campo Novo do Parecis. “O Governo do Estado fez esse compromisso e hoje estamos entregando uma unidade com três viaturas, inicialmente prevista para apenas uma. Antes tínhamos regiões esquecidas e hoje não temos mais”, afirmou.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel CBM Gledson Rodrigues, reforçou a importância da nova unidade. “O Corpo de Bombeiros presta serviço essencial no salvamento de vidas, seja em acidentes, afogamentos ou acidentes de trabalho. Com esta unidade, garantimos atendimento mais rápido, humano e seguro, além de gerar economia ao Estado, evitando deslocamentos longos para cada ocorrência”, explicou.
O investimento na implantação, estruturação e operação da unidade foi de aproximadamente R$ 5 milhões. Com esta entrega, o Corpo de Bombeiros passa a contar com 27 unidades operacionais em 25 municípios, ampliando o atendimento para cerca de 80% da população mato-grossense.